CMC sugere a discussão de novo binário em audiência pública

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 24/10/2022 14h45, última modificação 24/10/2022 17h16
A votação das indicações à Prefeitura de Curitiba é simbólica. Proposições não são impositivas.
CMC sugere a discussão de novo binário em audiência pública

Os comerciantes, explicou Marcos Vieira, temem que as ruas percam as vagas de estacionamento. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) apoiou, nesta segunda-feira (24), indicação para que o Executivo apresente o novo binário, anunciado para a Regional Bairro Novo, durante uma audiência pública. Autor da sugestão, Marcos Vieira (PDT) disse que desde a semana passada, quando notícias sobre a mudança no sentido das ruas Marte e Izaac Ferreira da Cruz circularam na imprensa, tem sido procurado por diversos comerciantes da região (205.00316.2022).

“Trago aqui não só como uma sugestão, mas como um pedido à prefeitura”, disse o vereador. “Nós sabemos que as mudanças são importantes para o bom andamento da cidade, mas também que é importante que haja o diálogo”, completou. Uma das principais preocupações relatadas pelos comerciantes, explicou Vieira, é que as ruas percam as vagas de estacionamento.

“Quando você muda o sentido de uma via, essa via se torna uma via rápida. E onde tem o comércio, nós precisamos que [a alteração] dê as condições para as pessoas que ali transitam, tenham as vagas para parar”, continuou. O vereador lembrou ainda que a Izaac Ferreira da Cruz é um dos grandes centros comerciais da Regional Bairro Novo.

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe à Prefeitura de Curitiba avaliar e acatar, ou não, as propostas.

Requerimentos votados
Na segunda parte da ordem do dia, o plenário também acatou os requerimentos sujeitos à deliberação do plenário. Dois deles, de iniciativa do presidente Tico Kuzma (Pros), prorrogam, mais uma vez, a análise de projetos de lei de sua iniciativa que chegaram a entrar na pauta do plenário, mas tiveram a votação adiada (085.00011.2022 e 085.00012.2022).

As duas propostas, agora, tiveram a votação em primeiro turno adiada por mais 35 sessões. Com isso, só devem ser analisadas novamente em 2023. Uma dessas iniciativas determina que qualquer peça de divulgação oficial do Município exiba o custo da veiculação, que vem sendo adiada desde outubro de 2020 (005.00050.2017). 

Kuzma também prorrogou a discussão do projeto de sua autoria que estende a aplicação de multa por publicidade irregular à pessoa responsável por afixar o material, e não somente ao anunciante (005.00060.2018). A iniciativa vem sendo adiada desde março de 2019.

As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.