Creche atende demanda em bairro

por Assessoria Comunicação publicado 02/07/2008 17h45, última modificação 22/06/2021 06h29
Famílias residentes no Jardim Arroio, no Santa Cândida, aguardam a construção de uma creche nas imediações do local,  para atender a crescente demanda por vagas. Pedido feito pelo vereador Jairo Marcelino (PDT) já foi encaminhado  à Secretaria Municipal de Educação. O parlamentar solicitou estudos de viabilidade, porém já recebeu como resposta o cronograma de construção de novas unidades, que inclui esta no Arroio.
A expectativa não é apenas das famílias, mas do próprio parlamentar,  que faz um retrospecto sobre o atendimento do setor. “De 2005 até agora,  foram criadas 8.462 vagas na educação para crianças de zero a cinco anos. São, atualmente, 162 creches e pré-escolas municipais e mais 81 conveniadas com entidades filantrópicas, o que representa mais 8.430 crianças atendidas”.
Jairo Marcelino disse que a Prefeitura deverá abrir  maior número de  unidades, incluindo a do bairro Boa Vista, Irmã Dorothy Stang, com 150 vagas, e, em projeto, a do Arroio. “Para nós é uma satisfação ver o trabalho da administração municipal, com um sentimento do dever cumprido, por saber  que a Prefeitura  superou o índice de 15% de investimentos na pré-escola, exigido pela Constituição.”
O parlamentar comentou, ainda, que a Secretaria de Educação informatizou e interligou setores do serviço público para informar a população sobre a oportunidade de vagas.
Linhas
Além do atendimento em educação, Jairo Marcelino  fez reivindicações à Urbs, para atender necessidades expressas pela população, que deseja a unificação das linhas Jardim Arroio e Aliança. O objetivo é transformar em uma só linha,  Barreirinha/Santa Cândida, para viabilizar a circulação de ônibus a cada dez minutos. “A região é habitada predominantemente  por trabalhadores que precisam de deslocamento rápido e seguro entre os dois terminais”, argumentou o vereador.
O sistema de transporte integrado de Curitiba possui 395 linhas, com uma frota aproximada de dois mil veículos. Ainda para Santa Cândida, Jairo Marcelino pediu a alteração da linha Abaeté, com extensão até a Rua Amadeu Natal, logo após a Rua João Kânia.