Comissão do Transporte marca visita técnica à Auto Viação São José

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/08/2023 16h39, última modificação 17/08/2023 16h39
Agenda será nesta sexta-feira (18), às 9h30. Empresa está localizada no Fanny.
Comissão do Transporte marca visita técnica à Auto Viação São José

A Comissão Especial do Transporte foi criada para estudar a nova licitação do serviço público. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero tem visita marcada para esta sexta-feira (18) nas instalações da Auto Viação São José, concessionária que opera no sistema de transporte coletivo da cidade. Desde a sua instalação, em abril, esta será a segunda agenda técnica do grupo. A primeira aconteceu em julho, quando membros do colegiado conheceram os sistemas de transporte público de Belo Horizonte (MG) e Caucaia (CE). A visita de amanhã está marcada para as 9h30.

O colegiado foi criado para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero. A Comissão Especial do Transporte foi proposta em 2021 por meio de requerimento (051.00004.2021) aprovado por unanimidade pelo Legislativo no dia 03 de abril deste ano. A atual concessão do serviço público vence em 2025, e o grupo tem o prazo de 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação. As reuniões haviam sido suspensas em julho, durante o recesso parlamentar, e, caso o prazo de funcionamento da comissão especial não seja prorrogado, o parecer deverá ser concluído até meados de setembro. 

O objetivo da visita à Auto Viação São José é conhecer, de perto, o serviço prestado pela empresa. A concessionária é uma das quatro que compõem o Consórcio Pioneiro, que detém a concessão do lote 3 do serviço público. Em maio, o colegiado especial recebeu o CEO da empresa, Dante Franceschi Filho, que afirmou aos vereadores que a tarifa técnica “não cobre o risco da atividade empresarial”. À época, o diretor da viação também apontou para a necessidade de mais fontes de custeio para as isenções, para que a “conta do transporte coletivo” feche. 

Comissão Especial do Transporte

O colegiado é formado por oito parlamentares,sendo Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente, e Serginho do Posto (União), vice-presidente. A relatoria está com Bruno Pessuti (Pode) e a vice-relatoria com Dalton Borba (PDT). Também são membros os vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Jornalista Márcio Barros (PSD), Professor Euler (MDB) e Rodrigo Reis (União).

As agendas da Comissão Especial do Transporte têm servido para que os vereadores conheçam o funcionamento do sistema de transporte público da cidade e os detalhes do atual contrato. Visitas técnicas às garagens das empresas de ônibus, debates com universidades e especialistas que estudam o sistema de Curitiba e viagens para conhecer os sistemas de transporte coletivo de outras cidades estão no radar do colegiado. 

A agenda técnica à Auto Viação São José será nesta sexta-feira, às 9h30.