Comissão discute níveis de radiação

por Assessoria Comunicação publicado 04/08/2005 18h55, última modificação 28/05/2021 10h22
Pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) participaram, nesta quinta-feira (4), da reunião da Comissão Especial das Antenas da Câmara de Curitiba, criada para discutir e apresentar soluções para os problemas causados pelas antenas de celular. O diretor do centro, Júlio Martorano,  explicou as formas de monitoramento dos níveis de radiação, cujo projeto piloto foi implantado em parceria com a Prefeitura de Americana, em São Paulo, e os fundamentos da engenharia voltados à proteção da saúde humana.
Nova reunião da comissão, segundo a presidente, vereadora Julieta Reis (PFL), está marcada para segunda-feira (8), às 10h30, para discutir as considerações da Anatel aos questionamentos dos vereadores para elaboração do substitutivo geral ao projeto que sistematiza os padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para instalação de Estação Rádio-Base, microcélulas de telefonia celular e equipamentos afins, de autoria de Julieta.
Além dos pesquisadores, representantes da Comissão das Antenas receberam, durante a reunião, a visita de um morador na Barreirinha. O motivo foi denunciar a instalação de uma antena na Avenida Anita Garibaldi, 5.943, proximidades do Parque da Barreirinha. O denunciante disse que "o equipamento está sendo colocado nos fundos de um terreno perto de muitas casas e defronte a uma via de grande movimento". O relator da comissão, vereador Tito Zeglin (PDT), tranqüilizou o morador ao informar que o secretário Luiz Fernando Jamur, de Urbanismo, já havia sido comunicado do fato e teria encaminhado técnicos ao local, para verificar a situação.
Pesquisa
O CPqD foi criado pela Telebrás, em 1976, com a proposta de gerar tecnologia nacional, principalmente na área de telecomunicações. “30% das pesquisas do CPqD são aplicadas nas telecomunicações e 70% em parceria com outra empresas”, afirmou Martorano. Em 1980, as pesquisas eram voltadas para equipamentos técnicos. Entre as tecnologias desenvolvidas, está o cartão telefônico.
Da sessão desta quinta-feira, participaram, além de Julieta Reis e Tito Zeglin, os vereadores Pastor Gilso (PL) e Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), Antonio Marini e Roberto Loures, do CPqD, e César Paes Leme, presidente da Associação de Moradores e Amigos do São Lourenço.