Comissão de Meio Ambiente promoverá audiência sobre o rio Belém

por Assessoria Comunicação publicado 20/02/2017 17h15, última modificação 14/10/2021 10h59

Com o objetivo de debater sobre a poluição do rio Belém e as soluções para recuperá-lo, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara vai promover uma audiência pública no dia 22 de março – Dia Internacional da Água. É o que foi combinado na tarde desta segunda-feira (20) na primeira reunião ordinária do colegiado, que aprovou também o regulamento interno.

Goura (PDT) foi quem anunciou à presidente Fabiane Rosa (PSDC) e aos demais integrantes a realização de uma reunião pública sobre o tema na Câmara. No entanto, como esse formato não permite a participação dos visitantes no debate, porque eles só poderiam assistir, Fabiane sugeriu que fosse realizada uma audiência pública promovida pela comissão – encontro onde é possível ouvir, além de autoridades convidadas, a população presente.

A atividade faz parte da campanha “Mais Vida no Belém”, “que tem o apoio do meu mandato e do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) e hoje eu trouxe o assunto para a comissão, para que seja uma das principais apoiadoras”, explicou Goura. O parlamentar anunciou ainda que no dia 26 de março será realizada uma pedalada às margens do rio, do Centro Cívico até a sua foz no Parque Náutico.

A presidente propôs também aos integrantes da Comissão de Meio Ambiente o uso de canecas de porcelana no plenário, para evitar os copos descartáveis e que os demais parlamentares sejam incentivados a fazer o mesmo. “É uma boa prática para lembrar que estamos aqui e é nossa função mostrar aos nossos pares ações de proteção ao meio ambiente.” Para ela, “são pequenas atitudes” que podem fazer a diferença.

Regulamento
Os vereadores aprovaram o regulamento interno da comissão, documento que estabelece horários de reuniões, como são feitas as convocações, prazos para entrega de pareceres, dentre outras regras que foram explicadas por funcionários da casa ao grupo. Ficou definido que os encontros serão quinzenais, sempre nas segundas-feiras, às 14 horas.

Além de Fabiane e Goura, estiveram presentes Cristiano Santos (PV) e Katia Dittrich (SD). Geovane Fernandes (PTB) justificou sua ausência. Integrantes do Coletivo Lixo Zero assistiram à reunião e se colocaram à disposição para novos debates.