Notas da sessão plenária de 20 de fevereiro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 20/02/2017 16h50, última modificação 14/10/2021 10h59

Aplicativo para passagem
O plenário aprovou requerimento de sugestão ao Executivo, de autoria do vereador Oscalino do Povo (PTN), para que Curitiba faça a implantação de aplicativos que permitam o pagamento da tarifa do transporte coletivo por meio da leitura de código de barras utilizando a câmera do celular (201.00036.2017). Na tribuna, o vereador afirmou que o aplicativo seria uma alternativa ao uso do cartão transporte gerando “economia a longo prazo” ao Município. (Foto 1)

CMEI Vila Verde I
A data para conclusão da obra e inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)  Vila Verde foi questionada por Toninho da Farmácia (PDT). O vereador alerta que o equipamento faz falta às famílias do local. “Mais de 100 mães estão à espera de uma vaga para seus filhos e assim poderem trabalhar, ajudando na economia familiar”.

CMEI Vila Verde II
O parlamentar apresentou requerimento questionando o Executivo (062.00087.2017). “O poder público tem deixado a desejar. Só inaugurar é bonito, mas é preciso colocar para funcionar”, comentou sobre o assunto o vereador Oscalino do Povo (PTN). Cristiano Santos (PV) e Zezinho Sabará (PDT) manifestaram apoio a Toninho da Farmácia. (Foto 2)

Semana Legislativa
O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB) lembrou em plenário que as atividades da Semana Legislativa continuam nesta segunda (20). Promovida pela Escola do Legislativo, a capacitação é voltada a vereadores, assessores parlamentares e servidores em geral. Hoje serão ministrados os cursos de Comunicação Escrita Legislativa e Documentos Dirigidos à Prefeitura de Curitiba. (Foto 3)

Hospital do Trabalhador I
O vereador Ezequias Barros (PRP) parabenizou o Hospital do Trabalhador pelos 70 anos de atividades da instituição, fundado em 18 de janeiro de 1947. O plenário aprovou requerimento de votos de congratulações e aplausos (077.00003.2017). “Foram muitas as pessoas que já foram atendidas neste hospital, eu mesmo já fui. Moro lá perto e vejo a movimentação, são 1300 atendimentos diários. Não é para qualquer hospital”, comentou. (Foto 4)

Hospital do Trabalhador II
Ezequias salientou ainda a implantação de uma ala exclusiva ao atendimento da mulher. “O Hospital do Trabalhador precisa fazer parte da rede de assistência à mulher vítima da violência”, salientou Maria Leticia Fagundes (PV), em manifestação de apoio à homenagem. Noemia Rocha (PMDB) também elogiou o atendimento prestado pela instituição. “Recentemente, quando bati o carro, fui muito bem atendida pela equipe do hospital”, contou.

Congresso
Durante o espaço das explicações pessoais, o vereador Goura (PDT) informou que esteve em Brasília, no último final de semana, para congresso do seu partido, junto do colega de legenda Marcos Vieira. Ele comentou que o PDT já definiu Ciro Gomes como pré-candidato à presidência da República nas eleições de 2018.

Funai
Goura falou ainda de reunião com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Antonio Costa, na qual pediu atenção à Casa de Passagem do Indígena de Curitiba e às aldeias indígenas da região metropolitana. Ele falou também de compromisso firmado por Costa de que a instalação de uma sede do núcleo regional da Funai será em Curitiba e não mais em Guarapuava, como era planejado. (Foto 5)

Carnaval
A falta de liberação de recursos para a realização do Carnaval de Curitiba foi citada pelo vereador Goura. Segundo ele, houve um corte de 50% no valor destinado à festa, que hoje seria de R$ 30 mil, mas que até agora as escolas de samba da capital não receberam nenhuma verba. “Há uma preocupação justificada das escolas”.

Ameaçada por erosão
Em pedido de informação, Paulo Rink (PR) pergunta sobre o cronograma de obras para controle de cheias na Vila Guaíra (062.00072.2017). “Um trecho da rua Pernambuco, devido às cheias, está sofrendo erosão, que avança na via pública. Com a expansão do buraco, aumenta a cada dia o risco de acidentes com veículos e pedestres que circulam no local”, informa o vereador.

Formação profissional
Com a justificativa de “estimular ações municipais que incentivarão a formação profissional dos funcionários de escolas”, o vereador Professor Euler (PSD) enviou pedido de informações ao Executivo requisitando dados sobre a formação educacional dos profissionais da Educação (062.00078.2017). Ele pede o quantitativo dos servidores com ensino fundamental, médio e superior.

Quais exames?
Cristiano Santos, do PV, pergunta à prefeitura quais são os 10 exames mais solicitados em Curitiba, quanto eles representam do total de procedimentos realizados, qual a fila de pacientes por tipo de exame e o tempo médio de espera em cada um dos exames (062.00081.2017). O parlamentar frisa, no pedido de informação, que os exames são parte do Sistema Único de Saúde.

Pagamento de emendas
Listando várias emendas de sua autoria, que não foram pagas pelo Executivo, Mestre Pop (PSC) pede uma explicação sobre a falta de repasse de cotas de R$ 10 mil para 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 26 escolas públicas (062.00082.2017). “A fiscalização dos recursos públicos é uma das funções do Legislativo”, justifica o parlamentar.

Clube de Montanhismo
A vereadora Dona Lourdes (PSB) propôs, na Câmara de Curitiba, que o Clube Paranaense de Montanhismo receba a declaração de utilidade pública (014.00009.2017). “Criado em 1978, o clube sempre permaneceu ativo, tendo nos últimos anos aumentado sua gama de atividades”, diz a justificativa da proposição.

Centro Cultural
“Existe previsão orçamentária na LDO deste ano de 2017 para a implantação e construção do Centro Cultural Bairro Novo?”, pergunta Professor Silberto (PMDB), em pedido de informação à prefeitura. Se houver, ele requer o detalhamento da obra. Caso não haja a previsão, se estudos já foram iniciados para atender a demanda (062.00085.2017).

Suplente
Helio Wirbiski (PPS) registrou em plenário a visita do seu correligionário de partido e 1º suplente, Herivelto Oliveira. O jornalista foi o 30º candidato mais votado nas eleições 2016 e o 2º pelo PPS, com 5.368 votos. Wirbiski foi reeleito com 7.618.

Minuto de silêncio
O plenário observou um minuto de silêncio pela morte de Bárbara Israel, sobrinha da vereadora Noema Rocha (PMDB). Segundo a parlamentar, ela faleceu na madrugada da última sexta (17), vítima de um câncer de mama, aos 34 anos. O sepultamento aconteceu no mesmo dia, no Cemitério Municipal São Francisco. (Foto 6)

Escrita legislativa
Em continuidade à Semana Legislativa da Câmara, foi ministrado, na tarde desta segunda-feira (20), o módulo “Comunicação Escrita Legislativa”, pelo redator da Casa Carlos Barbosa Júnior. É a sexta vez que o servidor participa do evento. Formado em Letras pela UFPR, Barbosa abordou as principais características da redação oficial legislativa, seja ela em documentos oficiais da Câmara ou até mesmo da redação de pronunciamentos de vereadores em plenário. Segundo Carlos, tais características são retiradas do Manual de Redação da Presidência, documento considerado referência para a comunicação oficial de órgãos públicos no Brasil.