Comandante do Corpo de Bombeiros recebe o título de Vulto Emérito

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/10/2023 09h23, última modificação 11/10/2023 09h23
Homenagem ao Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior também celebra os 111 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Comandante do Corpo de Bombeiros recebe o título de Vulto Emérito

A Câmara Municipal de Curitiba entregou o título de Vulto Emérito ao Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba concedeu o título de Vulto Emérito ao Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. A iniciativa da homenagem foi do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) e a sessão solene foi presidida pelo vereador Osias Moraes (Republicanos), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba. Osias destacou que comandar instituições e pessoas não é fácil, e o primeiro passo para que isso seja realizado é a humildade.

Reconhecer que os comandados são iguais a quem comanda. Essa Casa de Leis sabe reconhecer e homenagear os que compartilham os mesmos princípios observados pela Casa e o principal entre esses princípios é o de olhar por quem está na ponta, pelo cidadão”, disse Osias, que também exaltou a passagem dos 111 anos de fundação do Corpo de Bombeiros.

Assista à homenagem no Canal da Câmara no Youtube. 

Veja as fotos da Sessão Solene no Flickr da Câmara.

Além dos vereadores Márcio Barros e Osias Moraes, compuseram a mesa: Celso Jair Mainardi, desembargador, representando o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Francisco José Albuquerque de Siqueira Branco, procurador de justiça, representando o doutor Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná; desembargador Célio Horst Waldraff, presidente eleito do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, representando a desembargadora Ana Carolina Zaina, presidente do Tribunal; César Neves, diretor-geral da Saúde, representando Beto Preto, secretário de Estado da Saúde; coronel da PM Saulo de Tarso Sanson Silva, diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Segurança Pública, representando o secretário da pasta coronel Hudson Leôncio Teixeira; tenente-coronel Mariana Rangel, representando o comandante do Cindacta II, coronel-aviador Jano Ferreira dos Santos.

Saudação

O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), proponente da homenagem, iniciou sua fala declarando que a realização dessa solenidade poderia ser definida na palavra 'honra'. “É uma responsabilidade estar aqui e me sinto honrado por homenagear o coronel Vasco, de quem fui colega na faculdade de comunicação”, disse Barros. Ele disse que, nos anos seguintes, quando cobriu como repórter a editoria policial da Tribuna, que depois veio a se chamar Editoria de Segurança Pública, acompanhou inúmeras situações e eventualmente tinha contato com o ex-colega. Ele salientou que o homenageado entrou para a história do Corpo de Bombeiros por ter participado da emancipação dessa corporação em relação à Polícia Militar do Paraná.

Foram vinte anos de trabalho, sempre acompanhando socorristas. É comum chamar os bombeiros de heróis, mas também vi essas pessoas chorando de forma escondida, quando não conseguiram salvar alguém. Por várias vezes vi homens fortes consolando uma mãe por ter perdido seu filho. Vi socorristas tentando entrar desarmados numa área de conflito para salvar alguém que estava de ferido. Vi vários correndo risco, atravessando a cidade de um lado ao outro para chegar mais rápido e salvar alguém. Esses heróis que usam farda são gente como a gente. Sentem medo, angústia, ansiedade, mas não desistem”, disse Márcio Barros.

Agradecimento

O Coronel QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com o título de Vulto Emérito, disse que ajudar alguém em uma situação de perigo é uma dos instintos mais naturais do ser humano. “Um antigo texto das Sagradas Escrituras Judaicas nos ensina que quem salva uma vida, salva o mundo inteiro. Por trás de uma vida, não há somente uma alma, mas também um pai, uma mãe, um filho, um amigo, alguém que poderia ter salvo muitas outras vidas”. Ele lembrou que desde 8 de outubro de 1912, o Corpo de Bombeiros do Paraná e seus integrantes se mantiveram fiéis ao ofício de se colocar entre a vida e a morte. “E manter nosso sagrado juramento de servir à sociedade, ainda que a vida lhe seja o atributo necessário”, disse o coronel Vasco.

 O homenageado disse ter orgulho do Corpo de Bombeiros, instituição que lhe deu o lar, a educação, o ganha-pão e a realização. Ele destacou aqueles que tombaram no cumprimento do dever, cujos sacrifícios ficarão eternizados na história da corporação. “Quero renovar diante dos colegas e da sociedade meu voto de trabalhar de forma incansável em prol da sociedade paranaense. E também agradeço o apoio da sociedade civil organizada e do poder público aos trabalhos do Corpo de Bombeiros, que se configuram numa verdadeira comunhão de esforços”, afirmou Vasco. Ele também agradeceu aos vereadores, em especial ao vereador Márcio Barros, por quem expressou sua mais profunda admiração e apreço. O homenageado finalizou agradecendo aos familiares: “Eles carregam o fardo da nossa missão, suportando a distância e a incerteza”. 

Presenças

Também estiveram presentes: vereador Rodrigo Braga Reis (União); José Semmer Neto, tenente-coronel da Polícia Militar e superintendente da Secretaria Municipal de Defesa e Trânsito; coronel Paulo Roberto Lima, representando o coronel Jefferson Silva, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR); Jean Puchetti, secretário-chefe da Casa Civil, representando João Carlos Ortega, secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná; Pastor Fábio Mariano de Oliveira, representando o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Curitiba; coronel Altair Mariot, presidente da Associação dos Policiais Militares do Paraná; Amilton Oliveira, representando o deputado estadual Ney Leprevost; frei Anderson Lúcio Rosa, representando Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba; Ismael Oliveira, chefe de gabinete do major André Lopes, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Colombo e diretor em exercício do Detran-PR; Isaias de Farias, presidente do conselho diretor do Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; Merula de Figueiredo, esposa do homenageado; Glaci de Figueiredo, mãe do homenageado, Manoel Vasco de Figueiredo Neto, filho do homenageado e Lidiane Meira, nora.