Com bandeira vermelha, Colégio de Líderes mantém sessões virtuais na CMC

por Filipi Oliveira — publicado 28/05/2021 17h41, última modificação 28/05/2021 17h41
Colegiado também dialogou sobre as licitações do Legislativo, com procedimentos de transparência e lisura em todos os processos
Com bandeira vermelha, Colégio de Líderes mantém sessões virtuais na CMC

Colegiado opta por manter atividades da Câmara de Curitiba de forma remota, após divulgação da bandeira vermelha na capital. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O Colégio de Líderes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiu, em sua oitava reunião do ano, manter a realização de sessões plenárias, reuniões de comissões e audiências públicas em ambiente virtual, mesmo com o decreto de bandeira vermelha no município de Curitiba. Entretanto, medidas mais restritivas foram tomadas para evitar a circulação interna no Legislativo.

A reunião foi realizada pela Mesa Diretora do Legislativo nesta quinta-feira (27), mas as decisões foram condicionadas à divulgação da cor da bandeira pela Prefeitura de Curitiba. Na prática, o trabalho dos vereadores, assessores e servidores da CMC passa a ser exclusivamente remoto. Presencialmente deverão trabalhar somente colaboradores que executem serviços essenciais para o funcionamento do Legislativo e que não possam ser feitos de maneira remota.

“O aumento do número de casos confirmados comunicados à Divisão de Saúde da CMC e também os altos índices de transmissão divulgados pela Prefeituta nos preocupam muito e, com responsabilidade e todos os cuidados, vamos manter o funcionamento do Poder Legislativo Municipal para auxiliar a sociedade no que for preciso, evitando qualquer risco de contágio do coronavírus”, disse o presidente Tico Kuzma. Também participaram o vice-presidente, Alexandre Leprevost (SD); a primeira-secretária, Flavia Francischini (PSL); a segunda-secretária, Professora Josete (PT); e o quarto-secretário Mauro Ignácio (DEM); além dos líderes de blocos e partidos da CMC.

Na próxima semana, pautas importantes serão debatidas e votadas pelos vereadores de Curitiba. Na segunda, a Câmara Municipal analisa, em segundo turno, a ampliação da vida útil dos táxis na capital e também recebe o arcebispo de Curitiba, dom Peruzzo, para divulgação do evento Corpus Christi (leia mais). Na terça, o Legislativo promove audiência pública para apresentação da consulta pública referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022 (saiba mais). E, na quarta, os vereadores debatem o sistema do transporte coletivo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto (veja aqui).

Licitações da CMC
O Colégio de Líderes recebeu os servidores da Diretoria de Licitações da Câmara Municipal de Curitiba para dialogar sobre o funcionamento dos pregões. O diretor Roberval Moreira e os servidores Luis Micheta e Gilmar Grossl explicaram como funciona um processo licitatório, com transparência, integridade e lisura.

As licitações da Câmara de Curitiba têm divulgação jornalística e transmissão ao vivo – as presenciais pelo canal exclusivo das Licitações do Legislativo e as online pelo portal de licitações do Banco do Brasil. Os vereadores também conheceram as licitações em andamento e os prazos estabelecidos pela legislação. Ainda sobre as questões administrativas, a diretora-geral da CMC, Jussana Marques, apresentou o andamento da reforma e da instalação da rede lógica em prédios na CMC.

Colégio de Líderes
Previsto no artigo 24 do Regimento Interno, o Colégio de Líderes é convocado para que a Câmara Municipal tome decisões “que revelem o pensamento majoritário”. Têm direito a voto os líderes de blocos parlamentares e de partidos não pertencentes a blocos. Os líderes de governo e oposição têm direito a voz, mas não a voto.

As deliberações do Colégio de Líderes da CMC são tomadas mediante consenso entre seus integrantes “sempre que possível”. Quando não for, o critério a ser adotado é o da maioria absoluta, ou seja, metade mais um do número de membros. Os votos dos líderes são computados em função do número de vereadores de cada bancada.

O Colégio de Líderes é formado pelos líderes dos seguintes blocos e bancadas:

DEM/PMB (6 vereadores) – Mauro Ignácio
Pode/PSL (5 vereadores) – Mauro Bobato
Solidariedade/Novo (4 vereadores) – Alexandre Leprevost
PP/PTB/PSB (4 vereadores) – Nori Seto
PT/PV (4 vereadores) – Carol Dartora
PSD (4 vereadores) – Beto Moraes
Pros/Republicanos (3 vereadores) – Osias Moraes
PDT (3 vereadores) – Dalton Borba
PSC/Patriota (2 vereadores) – Marcelo Fachinello
MDB/DC (2 vereadores) – Noemia Rocha
Cidadania (1 vereador) – Herivelto Oliveira 

O líder do governo é Pier Petruzziello, do PTB, e o da oposição, Renato Freitas, do PT.