CMC realizou oficina sobre Comunicação Oficial Escrita

por Mauricio Geronasso, especial para a CMC* — publicado 28/10/2022 12h55, última modificação 28/10/2022 13h06
Nova oficina acontecerá na próxima sexta-feira (4), com transmissão pelas redes sociais da CMC.
CMC realizou oficina sobre Comunicação Oficial Escrita

Diretor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa ministrou a oficina. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta sexta-feira (28), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), por meio da Escola do Legislativo, promoveu a oficina de Comunicação Oficial Escrita. Destinada aos servidores da Casa e também ao púbico externo, a atividade foi gratuita e orientou sobre as normas e técnicas aplicadas à redação de documentos oficiais, como atas, ofícios e e-mails. Também contou com exercícios práticos de elaboração desses textos.

A Comunicação Oficial no contexto público é destinada a registrar, informar, acompanhar, controlar e dinamizar as funções administrativas. A Escola do Legislativo pretende realizar a oficina anualmente. A primeira edição ocorreu em 2014 e depois somente em 2016, “Precisamos aperfeiçoar a produção de textos e que estejamos todos padronizados com a técnica legislativa, evitando assim o retrabalho”, explicou o diretor da Escola do Legislativo, o servidor Carlos Barbosa, quem ministrou a oficina. 

A oficina contou com a participação online de uma das maiores referências em estudos linguísticos, o professor Ivan Capdeville Junior, analista legislativo e redator-revisor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. "O professor Ivan é uma referência na redação de técnica legislativa, e é muito importante que a Câmara Municipal ofereça esse tipo de informação e de curso para outros servidores e também para as pessoas que não atuam na atividade parlamentar”, frisou Barbosa.

Na próxima sexta-feira (4), das 9h às 12h, a Escola do Legislativo promoverá outra oficina gratuita. Com o tema Comunicação Escrita Legislativa, será trabalhada, por exemplo, a redação de pronunciamentos parlamentares. Serão ofertadas 50 vagas no formato presencial, para acompanhar a atividade no Palácio Rio Branco, sendo possível, também, acompanhar pelo YouTube da Câmara.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva