Escola do Legislativo terá oficina de Comunicação Oficial Escrita

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 26/10/2022 08h40, última modificação 25/10/2022 21h32
Com inscrições gratuitas e abertas à população, a atividade será nesta sexta-feira (28).
Escola do Legislativo terá oficina de Comunicação Oficial Escrita

A comunicação oficial é utilizada na administração pública. (Foto: Divulgação/Pexels)

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, nesta sexta-feira (28), a oficina de Comunicação Oficial Escrita. Aberta para servidores da Casa e também para o público em geral, a atividade será realizada no Palácio Rio Branco, a partir das 9 horas.

A comunicação oficial é comum à administração pública, usada para documentos oficiais como atas, decretos e outros atos normativos. A programação da oficina deve discorrer sobre tópicos como as suas características, os gêneros textuais que circulam no Legislativo e modelos de atas, ofícios e e-mails. 

A oficina será ministrada pelo diretor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa. De acordo com ele, o objetivo é “capacitar os servidores para a leitura, interpretação e produção de textos”. “Além da parte relativa aos conceitos, trabalharemos a leitura, interpretação e produção de textos, tendo em vista os gêneros textuais que circulam na Câmara Municipal de Curitiba”, conclui. 

Servidor efetivo da Câmara de Curitiba, Barbosa é formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui especialização em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desde 2021 na direção da Escola do Legislativo, foi lotado na Divisão de Redação, de 2010 a 2014; coordenador técnico da Ouvidoria de Curitiba, entre 2015 a 2016; e assessor parlamentar na Câmara e na Assembleia Legislativa do Paraná, de 2017 a 2020. 

A inscrição deve ser realizada na página da Escola do Legislativo (acesse AQUI o formulário). São ofertadas 50 vagas no formato presencial, para acompanhar a atividade no Palácio Rio Branco, com direito à emissão do certificado de participação. A oficina também será transmitida no YouTube da Câmara. Nesse caso, para receber o certificado, o participante deverá encaminhar por e-mail as atividades propostas. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba