CMC Podcasts debate prioridade nos assentos do transporte coletivo

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/10/2025 10h25, última modificação 09/10/2025 10h35
Episódio 15 do programa “Você quer que vire lei?” já está no ar e apresenta a Campanha “Curitiba, a Capital do Respeito”.
CMC Podcasts debate prioridade nos assentos do transporte coletivo

Jasson Goulart e Juliana Cioccari conversaram com a jornalista Pedritta Marihá Garcia. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

Para garantir mais respeito e empatia no transporte público de Curitiba, o vereador Jasson Goulart (Republicanos) apresentou o projeto de lei que institui a campanha “Curitiba, a Capital do Respeito”, voltada à conscientização dos passageiros sobre os assentos preferenciais. A proposta foi tema do 15º episódio da série “Você quer que vire lei?”, do CMC Podcasts, publicado nesta terça-feira (7).

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

No episódio, mediado pela jornalista Pedritta Marihá Garcia, da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Goulart explicou que a iniciativa busca reforçar o direito das pessoas com prioridade, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O parlamentar destacou que a campanha também tem caráter educativo, estimulando atitudes de cortesia e empatia no transporte coletivo.

Durante o bate-papo, o vereador relembrou que o projeto surgiu após relatos de usuários que enfrentam dificuldades diárias para exercer o direito aos assentos preferenciais. “Queremos uma cidade mais respeitosa e solidária, onde as pessoas entendam que ceder o lugar é um gesto simples, mas que transforma o dia de quem mais precisa”, afirmou. O podcast também contou com a presença de Juliana Cioccari, que é advogada e assessora parlamentar. 

O que prevê o projeto de lei de Jasson Goulart?

O projeto de lei (005.00231.2025) propõe que a Prefeitura de Curitiba promova campanhas permanentes de conscientização voltadas ao uso dos assentos preferenciais em ônibus, terminais e estações-tubo. A proposta também amplia a compreensão de que todos os assentos devem ser considerados preferenciais, incentivando os passageiros a ceder o lugar sempre que houver alguém com direito à prioridade.

O CMC Podcasts também está no Spotify.

De acordo com o texto, as campanhas poderão ser realizadas por meio de parcerias entre Prefeitura, empresas de transporte, escolas e organizações da sociedade civil, utilizando materiais informativos, cartazes e ações educativas. A medida também prevê a divulgação do conceito de “respeito coletivo” como política de cidadania e convivência urbana. O projeto já tramitou pelas comissões permanentes da Câmara Municipal e está pronto para votação em plenário.

Assista à íntegra do episódio 15 do “Você quer que vire lei?”:

Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!

Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições. O seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão diretamente impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada. A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da CMC e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada dia 19 de agosto e vai até o final de novembro de 2025.