CMC homenageará jornalista Ayrton Baptista e o cônsul do Japão

por Assessoria Comunicação publicado 04/06/2019 13h30, última modificação 09/11/2021 06h49

Duas homenagens foram aprovadas em plenário, nesta terça-feira (4), pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O falecido jornalista Ayrton Baptista irá denominar um logradouro público na cidade (009.00009.2019), por indicação da vereadora Noemia Rocha (MDB). Por sugestão do vereador Serginho do Posto (PSDB), o atual cônsul-geral do Japão para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, diplomata Hajime Kimura, receberá a Cidadania Honorária de Curitiba (006.00015.2018).

Dizendo-se nostálgica do jornalismo como ele era praticado na época de Ayrton Luiz Baptista, a vereadora Noemia Rocha (MDB) teve aprovado pelo plenário projeto de lei que indica o profissional para denominar um logradouro público. “É uma honra para Curitiba homenagear este profissional, um nome que se destaca na história do município”, afirmou. A parlamentar destacou a atuação dele na Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e no Sindijor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná) na década de 1970. “Exerceu um relevante papel na luta pela regulamentação da profissão”, disse.

“Em sua longa e profícua atividade profissional, acumulou também o cargo de secretário de Estado [de Imprensa, dos ex-governadores Leon Peres e Pedro Viriato Parigot de Souza] e foi professor de Comunicação Social na Universidade Federal do Paraná, além de ter dirigido o extinto jornal Diário do Paraná”, enumerou Noemia Rocha. A família de Ayrton Baptista acompanhou a sessão de votação, com a presença em plenário da viúva, Nely Baptista, do filho Rodrigo e de outros parentes do jornalista.

Ayrton Baptista faleceu no dia 23 de março deste ano, aos 85 anos de idade, em decorrência de câncer no pulmão. “Ele deixou entristecida toda uma geração de profissionais da comunicação que tiveram a grata oportunidade de com ele terem convivido e aprendido o ofício”, disse Noemia. “Pensando naquela época, a gente percebe a diferença entre jornalismo e blogs [de notícia]”, ressaltou Serginho do Posto, numa crítica também à atualidade feita por Julieta Reis. “Não existe mais jornal [objetivo]. Os jornalistas hoje são muito criticados por darem a sua opinião”, acrescentou.

Herivelto Oliveira (PPS) apontou que tanto Rodrigo Baptista, “Tusca”, quanto o irmão, Ayrton Júnior, o “Tusquinha”, entraram na profissão pela influência do pai e hoje seguem trabalhando na área. Para Maria Manfron, “é uma homenagem justa”. “Que dá orgulho”, disse Jairo Marcelino (PSD). Marcos Vieira (PDT), que preside a Comissão de Educação, Cultura e Lazer, responsável pela análise das homenagens, destacou a atuação sindical do homenageado.


Cidadania Honorária
Ao defender a indicação de Hajime Kimura, Serginho do Posto destacou os vínculos históricos da comunidade japonesa com a cidade de Curitiba. “Fui apresentado a ele pelo ex-vereador Rui Hara”, rememorou o parlamentar, lembrando da organização, no ano passado, da comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa, do intercâmbio entre a capital do Paraná e sua cidade-irmã Himeji, na província de Hyogo, e a parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão,  que resultou em novos equipamentos para o Serviço Meteorológico do Paraná (Simepar). “Esta foi uma conquista importante para a prevenção de desastres naturais”, assinalou.

“[O consulado] tem apoiado os festivais que integram o calendário oficial de eventos de Curitiba, como o Festival do Imigrante Japonês Imin Matsuri e o Festival da Primavera Haru Matsuri, geralmente realizados no parque Barigui, como também tem, anualmente, realizado a mostra de filmes japoneses, em parceria com a Cinemateca de Curitiba, da Fundação Cultural”, completou Serginho do Posto. Julieta Reis (DEM) e Maria Manfron (PP), em apartes, elogiaram a iniciativa de homenagear o cônsul do Japão.

Os projetos voltam ao plenário nesta quarta-feira (5) para votação em segundo turno.