CMC confirma 3 prêmios; homenagens serão entregues em 2026
As listas dos homenageados já podem ser promulgadas pelo presidente da CMC, Tico Kuzma. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, nesta quarta-feira (19), em segundo turno, a aprovação das indicações aos prêmios Cultura e Divulgação, Mulheres Empreendedoras e Cidade de Curitiba. Após a promulgação, pelo presidente do Legislativo, Tico Kuzma (PSD), os homenageados aguardarão as solenidades de entregas que acontecerão em 2026, em data próxima ao Aniversário de Curitiba e do próprio Legislativo, celebrados no dia 29 de março.
Os vereadores da 19ª Legislatura tiveram até dia 30 de agosto para fazer as indicações à Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que elaborou os projetos. A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado serviços relevantes à comunidade curitibana.
O primeiro prêmio ratificado é o Cultura e Divulgação, que foi criado há 29 anos para reconhecer pessoas, empresas e entidades que tenham se destacado nas artes, comunicação social e áreas afins, tendo sua entrega marcada para a semana do aniversário de Curitiba. Conforme o projeto de decreto legislativo (090.00001.2025), no próximo ano, 29 indicados serão agraciados com a premiação. Os currículos estão anexados à proposição. Foram 22 votos “sim”.
Outra premiação aprovada em segunda votação, com 21 votos favoráveis, é o prêmio Mulheres Empreendedoras. Criado em 2007, ele é a forma da Câmara de Curitiba enaltecer aquelas que se destacaram à frente de empresas, cooperativas, voluntariado e associações curitibanas. O prêmio abrange as áreas da indústria, artesanato, comércio e serviços no Município de Curitiba (109.00001.2025). Os vereadores indicaram 31 mulheres para a distinção, que é entregue, anualmente, em março, perto do Dia Internacional da Mulher.
Por último, os vereadores ratificaram os indicados ao Prêmio Cidade de Curitiba, cuja entrega acontece no aniversário da cidade. Ele existe desde 1993 e tem a função de “agraciar pessoas físicas que se destacarem, nas artes, nas ciências, na medicina, no direito, nos desportos, na assistência social e em todas as atividades sociais, culturais e profissionais no Município de Curitiba”. Neste ano, foram indicadas 29 pessoas. O decreto legislativo (092.00001.2025) recebeu 22 votos “sim”.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba