Cidade baiana pode adotar modelo de planejamento de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 11/09/2014 14h20, última modificação 27/09/2021 09h13

A cidade de Cairu, na região Sul da Bahia, pode adotar o modelo de planejamento urbano de Curitiba. A intenção foi manifestada pelo prefeito Fernando Brito e pelo presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade,  Luis Alberto Marques Gomes, em visita na manhã desta quinta-feira (11) ao Legislativo Municipal da capital. A comitiva também contou com a presença dos vereadores baianos,  Elias Santos e Antonio Damascena, o arquiteto Manuel Altivo Neto e o assessor de imprensa Miro Cabral.

Eles disseram ao presidente da Câmara de Curitiba, vereador Paulo Salamuni (PV), que além de conhecer o trabalho da Casa, também querem buscar orientações da Agência de Desenvolvimento da cidade, para verificarem a viabilidade de adoção de algumas soluções do planejamento urbano da capital ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Cairu. “Durante anos, Cairu sobreviveu da extração da piaçava, uma espécie de fibra. Atualmente uma boa parte dos nossos recursos vem da extração de gás, mas temos consciência de que essas reservas são finitas, daí a razão de estarmos em Curitiba: queremos aprender com a experiência dessa cidade que é um modelo de urbanismo, com reconhecimento internacional”, esclareceu o vereador Luis Alberto Gomes.

Ainda segundo ele, “Cairu pertence à região conhecida como Baixo Sul do estado da Bahia e sua população atualmente é estimada em 16 mil pessoas. Trata-se do único município brasileiro situado em um arquipélago, que é composto por 26 ilhas”, esclareceu o presidente da Câmara daquela cidade.

O prefeito de Cairu, Fernando Brito, lembrou que a cidade aderiu ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade visando a conquista dos 8 Objetivos do Milênio, que tem apoio da Fundação Odebrecht, do Exército Brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU) entre outras entidades. “O  programa possibilitou a criação de cooperativas agrárias, projetos educacionais e ações de agroecoturismo. Apesar das belezas naturais, Cairu padece com problemas de logística, a exemplo da coleta de lixo que só pode ser feita com uso de barcas”, destacou.

Resgate arquitetônico
Outra preocupação dos administradores públicos daquele município é com o patrimônio histórico da região. “O município de Cairu pretende incluir em seu PDDU o resgate arquitetônico de três monumentos históricos: a Fortaleza do Morro de São Paulo, a Fonte Grande e o Convento de Santo Antônio, berço do barroco lusitano”, afirmou o arquiteto Manuel Altivo Neto. Ele ainda destacou que o projeto de resgate arquitetônico também inclui a reforma e a ampliação da antiga Casa de Câmara e cadeia de Cairu. “O objetivo é que esta edificação histórica sedie o Parlamento Regional do Baixo Sul da Bahia, com o intuito de congregar as casas legislativas da região”, assegurou o presidente da Câmara de Cairu, Luis Gomes.

O presidente Paulo Salamuni agradeceu a visita da comitiva e destacou que os vínculos de Curitiba com a Bahia datam da instalação da província do Paraná, em 1853, que passou a ser administrada pelo baiano Zacarias de Góis e Vasconcelos. “Ao longo dos anos, Curitiba vivenciou uma série de transformações importantes que culminaram na necessidade do desenvolvimento de um planejamento urbano que respondesse às demandas da cidade. É um orgulho saber que essas ideias hoje servem de inspiração e de modelo técnico para que outros municípios apliquem às suas realidades”, afirmou.