Câmara homenageia estudante vencedor do Prêmio Jovem Cientista

por Assessoria Comunicação publicado 18/12/2013 14h35, última modificação 21/09/2021 09h53
A Câmara Municipal de Curitiba entregou, nesta quarta-feira (18), votos de congratulações e aplausos ao estudante Breno de Mello Dal Bianco pela conquista do terceiro lugar, na categoria Ensino Médio, do 27º Prêmio Jovem Cientista. O propositor, vereador Cristiano Santos (PV), também homenageou o orientador do projeto, Cornélio Schwambach, professor de Biologia do Colégio Bom Jesus.

Bianco recebeu, na última segunda (16), cumprimentos da presidente Dilma Rousseff  no Palácio do Planalto, em Brasília. Único finalista da Região Sul, o jovem de 16 anos disputou o prêmio com outros 2,5 mil estudantes. Dentro do tema “Água: desafios da sociedade”, desenvolveu o projeto intitulado “Dessalinização a partir de destilador solar”, que tem como objetivo retirar o sal da água salobra por meio de equipamento construído com materiais recicláveis.

“A pesquisa é o melhor caminho para melhorar o país. Este prêmio é uma conquista para o Paraná e, em especial, para Curitiba”, disse Santos. Para Bianco, o Jovem Cientista foi importante não apenas pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido, mas também pela bolsa, que permitirá a continuidade da pesquisa.

“Foi muito bom. Poderei dar continuidade à pesquisa e, quem sabe, trazer benefício à população”, avaliou o estudante. “Prêmios como este garantem o incentivo à produção científica, que tem muito a percorrer no Brasil”, complementou. Em 2014, a segurança alimentar será mote do Jovem Cientista, que abrange as categorias Ensino Médio, Mestre e Doutor, Ensino Superior e Mérito Institucional.