Câmara estuda criação de portal dos polos gastronômicos de Curitiba
O projeto de lei é inspirado em iniciativas do Legislativo que visam organizar calendários oficiais sobre os pontos turísticos e culturais. (Foto: Arquivo/CMC).
Organizar e concentrar informações sobre polos gastronômicos de Curitiba é o objetivo de um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A proposta é de autoria do vereador Marcos Vieira (PDT) e prevê a criação de um Portal Virtual de Informação. O objetivo é valorizar os estabelecimentos e fortalecer a cultura da capital paranaense. A iniciativa "visa modernizar e uniformizar a divulgação dos polos gastronômicos, aprimorando o relacionamento entre público e poder público", argumenta.
Nesse sentido, as informações poderão ser disponibilizadas de forma clara e atualizada sobre a localização, os estabelecimentos participantes, as características e a regulamentação dos polos gastronômicos, possibilitando acesso público e gratuito por meio digital. Segundo Vieira, o projeto de lei é inspirado em outras propostas da Câmara de Curitiba, "especialmente projetos que visam organizar calendários oficiais e implementar sistemas de informação para os pontos turísticos e culturais" (005.00772.2025).
Protocolado no dia 28 de novembro, o projeto está tramitando nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba e só irá ao plenário após o parecer dos colegiados. Caso seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor 90 dias após a data de sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lazáro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
