Câmara discute campanha para aproximar jovens da política de Curitiba

por Julia Yamane*, especial para CMC | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 05/12/2025 16h18, última modificação 05/12/2025 16h18
A proposta é da vereadora Delegada Tathiana Guzella e cria campanha anual para estimular a participação política da juventude em Curitiba.
Câmara discute campanha para aproximar jovens da política de Curitiba

O projeto busca fortalecer a democracia, ampliando a participação dos jovens nos espaços de decisão. (Foto: Imagem gerada por IA/ChatGPT)

Buscando estimular o protagonismo juvenil e ampliando a participação política em Curitiba, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) apresentou o projeto de lei que cria a Campanha Municipal de Conscientização e Incentivo à Participação Política da Juventude. O projeto está em discussão na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e pretende despertar o interesse dos jovens pela vida pública e fortalecer a cidadania ativa

A proposta estabelece que a campanha será realizada anualmente e tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre democracia, direitos, deveres e os canais disponíveis para a participação institucional. O projeto ainda define que o poder público municipal deve promover ações educativas, debates e atividades que aproximem a juventude das instituições e dos espaços formais de decisão (005.00680.2025).

“A democracia se fortalece à medida que seus cidadãos compreendem seus direitos, deveres e possibilidades de participação na vida pública”, afirma a Delegada Tathiana na justificativa do projeto de lei.

Conscientizar sobre a participação política é uma finalidade da campanha

Segundo a proposição, a campanha tem as seguintes finalidades: conscientizar jovens sobre a importância da participação política; promover debates sobre democracia e cidadania; aproximá-los das instituições e dos mecanismos de decisão; e incentivar seu protagonismo na formulação e acompanhamento de políticas públicas. Essas ações serão destinadas a adolescentes e jovens-adultos que moram em Curitiba, especialmente estudantes e participantes de coletivos e organizações juvenis.

“Pesquisas e diagnósticos sociais apontam para um crescente distanciamento dos jovens da política institucional, seja pela descrença em instituições representativas, seja pela falta de acesso a informações qualificadas sobre o funcionamento do Estado e os canais de participação disponíveis”, aponta a Delegada Tathiana. Ela também observa que essa lacuna prejudica a renovação democrática e reduz a presença deste público em processos decisórios essenciais ao futuro coletivo.

O projeto destaca que investir na educação cívica não apenas amplia a participação atual, mas prepara futuras lideranças comunitárias e políticas capazes de dialogar com desafios contemporâneos. A justificativa também enfatiza que ações de mobilização juvenil fortalecem a representatividade, valorizam iniciativas locais e contribuem para uma cultura de participação contínua.

O projeto de lei foi protocolado no dia 2 de outubro e já está tramitando nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito, o projeto entra em vigor no dia de sua publicação. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba. 


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr
Edição: José Lázaro Jr
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques