Câmara destaca 25 anos de entidade internacional de educação

por Assessoria Comunicação publicado 25/05/2006 17h55, última modificação 09/06/2021 15h49
A Câmara Municipal de Curitiba realizou sessão solene na noite de quarta-feira (24), para homenagear o trabalho de 25 anos da Fundação Fé e Alegria, no Brasil e em Curitiba. Proposto pelo vereador André Passos (PT), o evento aconteceu  no Plenário do Palácio Rio Branco sob a presidência da quarta secretária Julieta Reis (PSB).
Com registros significativos em diversos países há mais de 50 anos, e no Brasil  há 25, o movimento religioso que deu origem à Fundação nasceu num bairro de Caracas, Venezuela, através de padres jesuítas.
A entidade foi agraciada por estabelecer educação a crianças e adolescentes  para que seja alcançada uma sociedade nova, com estruturas comprometidas com a fé cristã e a justiça social. Trata-se de um movimento de Educação Popular e Promoção Social que privilegia grupos em condições desfavoráveis, discriminados por razões étnicas, culturais ou por necessidades educativas especiais.
A Fundação Fé e Alegria mobiliza leigos, congregações religiosas e outras igrejas cristãs para que se crie um envolvimento da sociedade em torno da concretização de um projeto social baseado na participação e solidariedade. Também  realiza parcerias com movimentos populares, universidades, ONGs, órgãos públicos, iniciativa privada e a cooperação internacional.
Na saudação que André Passos direcionou aos homenageados e público presente, destacou os prêmios já recebidos pela entidade. Em 95, Prêmio Criança Fundação Abrinq e Prêmio Direitos Humanos, do Ministério da Justiça; em 98, Bem Eficiente e  em 99, Prêmio Betinho de Cidadania.
Em Curitiba, a entidade está diretamente ligada ao Colégio Medianeira.
Números
A Fundação Fé e Alegria possui números que impressionam. São mais de um milhão de alunos; 1.955 pontos de funcionamento; 2.775 unidades de serviço; 56 emissoras de rádio; 885 centros de educação a distância; 761 centros de educação alternativa e serviços e mais de 36 mil pessoas  engajadas no movimento.
Premiação
Pessoas da comunidade que colaboram para o sucesso do empreendimento voluntário receberam certificados da Câmara Municipal. Joaquim Rausis, Fernando Francisco de Goi, Dr. Olympio de Sá Soutto Maior Neto, Dr. Silvio Miranda, professor Giovanni Rossato, deputado federal Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha; Luiz Carlos Heleno; deputado estadual Rafael Grecca, professor Estevão Antonio de Sousa, professora  Tânia Stoltz, Adoniran Sanches Peraz, Rudi Isidoro Rabuske, Paulo Werlang,  padre Raimundo Kroth,  padre Dionísio Seibel e Elson Faxina.
À mesa de autoridades estiveram o padre Carlos Fritzen, presidente nacional da Fundação Fé e Alegria; padre Domingos Chagas, diretor regional da entidade e o procurador de justiça do Ministério Público, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, além dos vereadores André Passos e Paulo Salamuni (PV).