Câmara de Vereadores aprova indicados ao Prêmio Cidade de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 18/11/2025 10h56, última modificação 18/11/2025 10h56
Homenagem será entregue em março de 2026, na semana do aniversário da capital, durante sessão solene no Palácio Rio Branco.
Câmara de Vereadores aprova indicados ao Prêmio Cidade de Curitiba

Votação das indicações para o Prêmio Cidade de Curitiba foi unânime pela aprovação do decreto legislativo. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na sessão plenária desta terça-feira (18), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram os 29 nomes que receberão, em 2026, o Prêmio Cidade de Curitiba, uma das mais tradicionais honrarias concedidas pelo Legislativo da capital do Paraná. A homenagem integra as comemorações oficiais do aniversário da capital e será entregue em sessão solene na semana de 29 de março, no Palácio Rio Branco.

O Prêmio Cidade de Curitiba existe desde 1993 e tem o objetivo de destacar pessoas que contribuíram, ao longo do último ano, com o desenvolvimento social, cultural, científico e profissional da cidade, conforme estabelece o projeto de Decreto Legislativo elaborado pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (092.00001.2025).

Vinculado ao aniversário de Curitiba, o prêmio é destinado a personalidades que se destacaram nas artes, nas ciências, na medicina, no direito, no esporte, na assistência social e em outras áreas de relevância social. Cada homenageado foi indicado por um vereador ou vereadora da CMC, cujos currículos estão anexados ao projeto de decreto legislativo apreciado pelo plenário. O texto aprovado consolida todas as indicações apresentadas ao longo de 2025, nos termos da lei municipal 109/2018.

Quais são os prêmios municipais concedidos pela Câmara de Curitiba?

As regras para concessão de Vulto Emérito e de Cidadania Honorária constam na lei complementar municipal 109/2018, que também regulamenta os onze prêmios municipais entregues anualmente pela CMC (Profissional do Ano, Papa João Paulo II, Ecologia e Ambientalismo, Professor João Crisóstomo Arns, Servidor Público Padrão, Pablo Neruda de Direitos Humanos, Mulheres Empreendedoras, Cidade de Curitiba, Cultura e Divulgação, Mérito Esportivo e Consagração Pública Municipal).

Pela norma, um vereador pode fazer apenas uma indicação para cada um desses prêmios por ano dentro de prazos pré-estabelecidos. Os nomes indicados são submetidos à Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que regimentalmente tem a obrigação de avaliar a concessão dessas homenagens, que são entregues em sessões solenes no Palácio Rio Branco. Mas nem todos os vereadores participam dessas atividades, havendo, na média, conforme dados da legislatura 2021-2024, 20 indicações por prêmio (53%).

Conheça quem receberá o Prêmio Cidade de Curitiba em 2026

Cada indicação é feita individualmente pelos vereadores interessados em participarem da solenidade, conforme os parâmetros da lei complementar municipal 109/2018. A lista a seguir está por ordem de protocolo das indicações, bastando clicar sobre o código da indicação para acessar o currículo da pessoa escolhida pelos vereadores: 

O projeto de decreto legislativo retorna ao plenário nesta quarta-feira (19), para votação em segundo turno. Após essa confirmação, ele segue para publicação no Diário Oficial do Município, formalizando a concessão da honraria. A CMC divulgará, mais perto da data da entrega, em 2026, os detalhes da cerimônia do Prêmio Cidade de Curitiba.