Câmara recebe chefe do Centro Integrado de Denúncias 181

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 07/06/2023 09h45, última modificação 07/06/2023 09h56
Vereadores também homenagearam, na terça (6), a designer gráfica Luiza Marcelino Nery e os Pastéis Yamashiro.
Câmara recebe chefe do Centro Integrado de Denúncias 181

Chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, o major Giuliano de Freitas recebeu votos de congratulações da Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou, na sessão plenária dessa terça-feira (6), o Programa Disque-Denúncia 181 pelos 20 anos de serviços à população. Proposta pelos vereadores Bruno Pessuti (Pode), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (PSB), Nori Seto (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Pier Petruzziello (PP), Professor Euler (MDB), Sargento Tânia Guerreiro (União), Sidnei Toaldo (Patriota), a homenagem foi entregue ao chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, major Giuliano de Freitas (077.00299.2023). 

O major Giuliano de Freitas salientou que os colaboradores são treinados “para transformar [o recebimento da denúncia] num ambiente bastante acolhedor, para que o denunciante tenha toda a liberdade e possa auxiliar de uma maneira bastante efetiva, trazendo denúncias com bastante clareza e que oportunize às forças de segurança uma assertividade maior nos resultados”.

“O Disque-Denúncia, programa da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, desenvolvido como um instrumento de combate à criminalidade, proporciona a participação da sociedade por meio de denúncias anônimas, as quais são recebidas e encaminhadas para diversos órgãos do estado”, explicou Toaldo em nome dos demais vereadores. “Um trabalho sigiloso e que tem trazido muitos resultados”, continuou. 

O presidente Marcelo Fachinello (PSC) também parabenizou o trabalho realizado pelo sistema de denúncias. A Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação realizou, no dia 10 de maio, uma visita ao Centro Integrado de Denúncias 181, com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada pelas autoridades policiais no combate e na prevenção a crimes.

Designer gráfica Luiza Nery

Na mesma manhã, Marcelo Fachinello realizou a entrega de votos de congratulações e aplausos para a designer gráfica Luiza Marcelino Nery. Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a homenageada foi premiada internacionalmente, com o o “iF Gold Award”, pelo desenvolvimento de um aplicativo dentro de seu projeto de conclusão de curso (077.00258.2023).

Fachinello explicou que se trata de um “aplicativo que tem como objetivo repensar a experiência de uma política pública aqui da nossa cidade de Curitiba, que é o Câmbio Verde”. O programa, lançado há 32 anos, baseia-se na troca de materiais recicláveis por alimentos hortifrutigranjeiros para pessoas carentes, possibilitando a segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que ajuda a "escoar a produção, inclusive, dos produtores do grande cinturão aqui da Região Metropolitana de Curitiba”, frisou o vereador.

O aplicativo, continuou o parlamentar, realiza o monitoramento “do impacto ambiental que este trabalho do Câmbio Verde realiza com as trocas, além, obviamente, de orientar de forma correta o descarte adequado de materiais e dar dicas para a população sobre a utilização integral de frutas e verduras para diminuir o desperdício também. Tudo isso está dentro do aplicativo da Luiza”.

“Esse reconhecimento [o prêmio concedido à designer] é mundial e de extrema importância no mercado global”, complementou Fachinello. “Fica aqui a dica para que o novo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e de Inovação, Dario Paixão, que tomou posse ontem [segunda], olhe para iniciativas como essa e possa receber a Luiza. Nós faremos essa ponte para que você mostre esse trabalho desenvolvido com seu aplicativo e que, obviamente, possa ser colocada em prática essa modernização, essa ampliação, essa melhoria no trabalho do Câmbio Verde aqui na cidade de Curitiba”, finalizou. 

Pastéis Yamashiro

Na sequência, Bruno Pessuti (Pode) homenageou a empresa Pastéis Yamashiro pelo aniversário de 50 anos de sua criação (077.00222.2023). “[Eles levam] muito sabor às feiras livres, onde a pessoa tem a oportunidade de comprar produtos orgânicos, produtos de boa qualidade, mas também fazer uma alimentação gostosa através de um pastel”, declarou o vereador.

Pessuti relatou que, na década de 1960, o imigrante japonês Hiroyoshi Yamashiro, mais conhecido como “seu Mário”, trabalhava com a plantação e com a venda de verduras. Em 1973, ele e a esposa, em busca de novas oportunidades, e com auxílio de parentes de Campinas (SP), “aprenderam uma receita de massa de pastel para vender nas feiras de Curitiba. E assim começou a história dos pastéis de feira na cidade”, contou.

“Comemoramos 50 anos de uma história saborosa de pastéis, mas que também mostra um convívio com a cidade de Curitiba. As pessoas que estão na feira vivem a cidade, conhecem as pessoas, trocam experiências. E a gente fica muito feliz em sempre valorizar as feiras livres da cidade, não somente as feiras verdes, mas também as gastronômicas”, finalizou Pessuti. Estiveram presentes para receber a homenagem Hiroyoshi Yamashiro, Lucia Sadako Yamashiro, Tiago Buck, Silva Yamashiro, Selma Yamashiro Buck, Kenji Watanabe e Lucas Watanabe.

>> Clique no link abaixo e acesse o álbum de fotos da sessão dessa terça:

06/06/2023 - Sessão Plenária


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba