Câmara de Curitiba lamenta morte do ex-vereador Eugenio Bim

por José Lázaro Jr.| Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/06/2023 17h30, última modificação 07/06/2023 11h47
Parlamentar em cinco legislaturas consecutivas, de 1964 a 1988, Eugenio Bim foi presidente do Rotary Club Guabirotuba e da Sociedade Bola de Ouro.
Câmara de Curitiba lamenta morte do ex-vereador Eugenio Bim

Eugenio Bim ingressou na CMC aos 33 anos de idade, em 1964, e permaneceu vereador até 1988. (Fotos: Acervo pessoal e da CMC)

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (PSC), lamentou em plenário, nesta quarta-feira (7), o falecimento de Eugenio Bim, que foi vereador da capital em cinco legislaturas consecutivas, de 1964 a 1988. Em respeito ao passamento do parlamentar, as bandeiras do Palácio Rio Branco estão a meio mastro e o Legislativo guardará um minuto de silêncio ao final da sessão. "Foi um grande vereador, que representou o bairro do Uberaba", registrou Tito Zeglin (PDT), que foi contemporâneo de Bim na CMC. Serginho do Posto (União) e Sidnei Toaldo (Patriota) também disseram palavras de conforto à família.

A trajetória política de Eugenio Bim se confunde com a história do bairro Uberaba, onde cresceu, após sua família se mudar de São José dos Pinhais nos anos 1930. Ele ingressou na Câmara de Curitiba aos 33 anos de idade, fazendo parte da geração que tomou posse já sob a ditadura militar, e permaneceu exercendo a vereança durante todo esse período. Ele também foi presidente do Rotary Club Guabirotuba e da Sociedade Bola de Ouro, sendo uma figura bastante conhecida no futebol amador da capital.

Duas vezes, ele fez parte da administração do Legislativo. Em 1971, quando foi primeiro secretário, ao lado de Edgard Pimentel (presidente) e Enéas Farias (2º secretário), e em 1981, ocupando a segunda secretaria, com Donato Gulin (presidente) e Ivanir Stival (1º secretário). Ele faleceu hoje, aos 92 anos de idade. 
Filho de João Bim e Francisca Bim, ele era casado com Lucia Guebur e teve três filhas, Maria Mirian, Célia Regina e Sandra Mara. Em 2007, por indicação do ex-vereador Angelo Batista, Eugenio Bim ganhou o Prêmio Cidade de Curitiba, destinado a personalidades da capital paranaense.

*Notícia atualizada para incluir as menções da sessão desta quarta-feira.