Câmara de Curitiba reabre na próxima segunda-feira, dia 24
As atividades da Câmara de Curitiba retornam nesta segunda-feira (24) às 8h. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) não abrirá nesta quinta e sexta-feira, em razão do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Além disso, haverá suspensão do expediente em razão do Dia do Servidor Público, porque em 28 de outubro, quando a data é celebrada, a CMC abriu normalmente, prevendo o reagendamento para esta sexta-feira (21).
Essas datas constam na portaria 31/2025, que regulamenta o expediente da Câmara de Curitiba neste e no próximo ano, e é assinada pela Comissão Executiva, formada pelo presidente da Casa, Tico Kuzma (PSD); o primeiro-secretário, Bruno Rossi (Agir); e a segunda-secretária, Indiara Barbosa (Novo).
Caso haja necessidade justificada, a diretora-geral da Câmara de Curitiba pode solicitar o retorno dos funcionários às atividades durante esse período. A segurança patrimonial trabalhará ininterruptamente, com vigilância 24 horas nas entradas do Legislativo. As atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira (24), a partir das 8h. A pauta da sessão plenária, às 9h, já foi divulgada pela CMC.
Entenda o feriado do dia 20 de novembro
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra ocorre em todo o país no dia 20 de novembro. A data é em alusão à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, em 20 de novembro de 1695. O dia não relembra apenas a luta de Zumbi, mas é dedicado ao combate contra o racismo e à busca pela promoção da igualdade racial no país.
A data foi oficializada pela lei federal 14.759/2023. Antes da lei, o dia não era reconhecido em todos os estados do país. Isso mudou com a aprovação da norma, pelo Congresso Nacional, que depois foi sancionada, em dezembro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quer aproveitar o feriado para conhecer os serviços online da CMC?
O site da Câmara Municipal de Curitiba se mantém ativo no feriado, e nele a população pode acessar diversos serviços. Um exemplo disso é o Tour Virtual 360, criado para o público explorar o Palácio Rio Branco, sede do Legislativo em Curitiba, sem sair de casa. Outra opção disponível é conhecer a história da Câmara de Curitiba na página Câmara na Escola, que apresenta um resumo dos principais acontecimentos do Legislativo e da capital paranaense ao longo de seus 332 anos. Além disso, os curitibanos podem contribuir diretamente com a cidade por meio do Banco de Ideias Legislativas, uma ferramenta online que permite sugerir novas leis para Curitiba.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba