Câmara de Curitiba inaugura programa de estágio para jovens com TEA

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/11/2025 10h35, última modificação 17/11/2025 11h26
A primeira turma de estagiários com TEA da Câmara de Curitiba tem quatro estudantes de Ensino Médio e 1 de Ensino Superior. Eles trabalharão em gabinetes de vereadores.
Câmara de Curitiba inaugura programa de estágio para jovens com TEA

Estagiários com TEA e familiares são acolhidos em plenário; programa é novidade na Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Seguindo o exemplo do Congresso Nacional, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu as boas-vindas, em plenário, nesta segunda-feira (17), à primeira turma do seu novo programa de estágio para jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Serão quatro estudantes de Ensino Médio e 1 de Ensino Superior, que hoje começam sua trajetória profissional em gabinetes parlamentares da CMC.

“Nosso objetivo é fortalecer as políticas de inclusão”, afirmou o presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), que se dispôs a ampliar as vagas na Câmara. “O setor público tem que dar o exemplo, tem que sair do discurso e ir para a prática, fazendo acontecer”, comemorou Pier Petruzziello (PP), que sugeriu à administração da Câmara a adoção do programa que ele conheceu em Brasília.

A acolhida dos novos estagiários em plenário contou com a presença da chefe do setor de Desenvolvimento Pessoal da CMC, Liege da Fonseca Rocha, e da chefe da Divisão de Administração de Pessoal, Amanda Henrichs Poletto de Souza. Os estagiários com TEA contarão com acompanhamento periódico de uma equipe de apoio, incluindo psicólogos e uma terapeuta integrativa — que também é autista e já atua na Câmara, na área da Saúde Ocupacional.

O estagiário Gabriel Borato estará lotado no gabinete de Pier Petruzziello (PP), Israel Bonfim ficará com Meri Martins (Republicanos), Kauany Cicarello irá para João da 5 Irmãos (MDB), Myllena Emanuele para Marcos Vieira (PDT) e Bruno Fernando trabalhará com Angelo Vanhoni (PT). Os jovens vieram ao plenário, nesta segunda, acompanhados de familiares, que também puderam conhecer o plenário do Palácio Rio Branco durante a sessão plenária.