Câmara de Curitiba declara solidariedade ao jogador de futebol Vini Jr.

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 24/05/2023 12h25, última modificação 24/05/2023 13h28
Defendendo o Real Madrid pelo campeonato espanhol no dia 21, Vini Jr. sofreu ataques racistas da torcida do Valencia. Foi a 9ª vez em jogos pela La Liga.
Câmara de Curitiba declara solidariedade ao jogador de futebol Vini Jr.

Em pouco mais de dois anos, Vini Jr. já sofreu nove ataques racistas na Espanha. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se somou às autoridades brasileiras e internacionais que têm declarado apoio ao jogador de futebol Vini Jr., vítima de reiterados ataques racistas na Espanha. Os vereadores da capital do Paraná aprovaram uma moção de apoio (416.00013.2023) ao futebolista, na qual a CMC declara seu “repúdio ao racismo e a todo ato discriminatório”. Com o ato, diz a moção, a Câmara de Curitiba quer “demonstrar que a vítima não está só”.

Desta vez, o brasileiro que joga pelo Real Madrid, e está na disputa pelo título de melhor jogador do mundo em 2023, foi alvo de ataques racistas da torcida do Valencia. A partida ocorreu no último domingo (21) e não valia mais nada para o torneio de pontos corridos, que já foi vencido pelo Barcelona com quatro rodadas de antecedência. Por defender-se dos ataques, discutindo com os torcedores, Vini Jr. foi expulso da partida.

Levantamento do portal de notícias UOL mostra que essa é a nona vez que Vini Jr. é alvo de ataques racistas na Espanha, em um período de dois anos e sete meses. Dos 9 casos, em apenas 2 os agressores foram identificados e processados, sendo afastados por um ano dos estádios e obrigados a pagar multa de 4 mil euros (R$ 21 mil aproximadamente). Hoje pela manhã, a polícia espanhola prendeu sete homens - três jovens suspeitos de estar envolvidos no caso de domingo e quatro por outro ataque contra Vini Jr., em janeiro, quando um boneco do jogador foi pendurado de uma ponte, simulando enforcamento.

A moção de apoio ao jogador, que tem defendido a seleção brasileira de futebol, foi protocolada pela presidente da Comissão de Direitos Humanos, a vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), em coautoria com Marcos Vieira (PDT), Angelo Vanhoni (PT), Dalton Borba (PDT), Herivelto Oliveira (Cidadania), Indiara Barbosa (Novo), Mauro Bobato (Pode), Noemia Rocha (MDB), Nori Seto (PP) e Sargento Tânia Guerreiro (União).