Câmara de Curitiba arrecada doações para vítimas do tornado no Paraná

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/11/2025 14h50, última modificação 10/11/2025 08h43
Tornado destruiu 90% da área urbana da cidade paranaense de Rio Bonito do Iguaçu na noite do dia 7 de novembro.
Câmara de Curitiba arrecada doações para vítimas do tornado no Paraná

Governo do Paraná decretou estado de calamidade pública na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, atingida por tornado. (Foto: Reprodução/Internet)

A partir deste sábado (8), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será um dos pontos de arrecadação da campanha da Prefeitura de Curitiba e da Fundação de Ação Social (FAS) em apoio à população de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. O município foi devastado por um tornado na noite de sexta-feira (7). As doações podem ser entregues na portaria da Praça Eufrásio Correia (entrada do Anexo 1), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

A campanha recebe roupas, água mineral, alimentos e produtos de higiene pessoal. O material arrecadado será encaminhado à FAS, que fará o transporte e a distribuição dos donativos às famílias atingidas. De acordo com a Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada, com seis mortes confirmadas, duas pessoas desaparecidas e 432 feridas. O tornado foi classificado como de categoria F3, com ventos que chegaram a 250 km/h, segundo o Simepar.

“Quero deixar aqui minha solidariedade ao povo de Rio Bonito do Iguaçu, cidade no Centro-Sul do Paraná, que foi atingida por um tornado, que afetou cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento. Conversei com o prefeito Eduardo Pimentel e Curitiba está mobilizada para receber doações através da FAS. Estaremos fazendo também aqui na Câmara Municipal um posto de arrecadação para ajudar nossos irmãos do Paraná”, afirmou o presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD).

O governador Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública e acompanha, na cidade, o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e de equipes estaduais que prestam atendimento à população e avaliam os danos à infraestrutura.