Câmara de Curitiba celebra 130 anos de tratado de amizade entre Brasil e Japão

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kummer** — publicado 07/11/2025 17h12, última modificação 07/11/2025 17h12
Por iniciativa de Nori Seto, Sessão Solene reconhece o respeito e cooperação da relação entre Brasil e Japão por meio da culinária em Curitiba.
Câmara de Curitiba celebra 130 anos de tratado de amizade entre Brasil e Japão

Sessão solene homenageia 57 estabelecimentos de Curitiba que provem a culinária japonesa na cidade. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma Sessão Solene para comemorar o aniversário de 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. A iniciativa foi do vereador Nori Seto (PP), com o objetivo de homenagear o trabalho de 57 estabelecimentos que atuam como agentes culturais da diversidade nipônica. Compareceram à sessão solene, além dos representantes das empresas homenageadas, deputados federais e membros da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba). O evento foi realizado no Palácio Rio Branco e contou com transmissão ao vivo pelo Youtube do Legislativo (061.00056.2025). 

Na abertura da solenidade, o parlamentar contou a história da chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil. “Com dedicação, aos poucos, os imigrantes foram transformando o cultivo agrícola brasileiro. Aos poucos, mudando o paladar dos brasileiros, que passaram a comer verduras, pois esses produtos quase não existiam na culinária brasileira. Nós falamos do legado dos imigrantes porque nessa noite a contribuição para a cultura e para a culinária brasileira é sentida em toda a sociedade”, destacou Nori Seto. 

Para o vereador, o impacto da imigração japonesa no Brasil pode ser vista na produção agrícola, na mudança de hábito alimentar e na introdução de novas culturas, principalmente dentro da culinária. “Nesta noite estamos homenageando 57 estabelecimentos, restaurantes e outras empresas que são verdadeiros agentes culturais e que têm feito a conexão direta com a riqueza e a diversidade da cultura nipônica”, acrescentou Nori Seto.  

Representando o deputado federal Luiz Nishimori (PSD), Laura Tamari reconheceu a história de amizade entre as nações. “A relação entre o Brasil e o Japão é marcada pela coragem, pelo trabalho e pela esperança. Os imigrantes japoneses e seus descendentes contribuíram imensamente para o desenvolvimento do nosso país na ciência, na agricultura, na educação, na tecnologia e em tantas outras áreas”, discursou Tamari. 

>>> Confira as fotografias da sessão solene cliclando aqui.  

Presidente da Nikkei Curitiba destaca as festividades japonesas 

Esse tratado foi o marco de um novo começo, de um patrimônio cultural que enriqueceria profundamente a identidade brasileira. Esse patrimônio se expressa em valores como dedicação, respeito à natureza, espírito comunitário e, claro, uma culinária única e refinada”, disse o presidente da Nikkei Curitiba, Everson Takayama. Ele complementou que a comunidade está há 33 edições promovendo eventos que divulgam a cultura japonesa, como os Matsuris. 

Para Gabriela Bassil, assessora de Relações Internacionais do Executivo, representando o prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel, a celebração reforça que a união entre as diferentes culturas produz uma identidade cultural viva para a cidade. “A prefeitura reafirma seu compromisso em seguir fortalecendo os laços com o Japão, promovendo intercâmbio cultural, educacional e econômico. Também apoiaremos iniciativas que valorizem a presença Nipo brasileira na cidade. Em nome das relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, expresso nossa gratidão à CMC pela homenagem”, discursou Gabriela Bassil. 

Em discurso complementar, o cônsul geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, acrescentou que a diversidade cultural é sentida na manutenção da saúde. “O Japão e o Brasil formam uma combinação excelente no campo alimentar e da saúde. Com os ensinamentos da culinária japonesa, o Brasil passou a ter uma influência maior de alimentos que auxiliam na manutenção da saúde. Parabenizo todos os homenageados desta noite, por mostrarem as raízes do Japão e influenciarem para o bem-estar da população”, disse Yasuhiro Mitsui. 

Após as falas, a solene contou com grupos japoneses que cantaram para celebrar os 130 anos do tratado de amizade. Confira a lista completo das empresas homenageadas: A Dona Ai, Adega de Sake, Aizu Japanese Cuisine, Aji Sushi, Artigos Orientais, Azuki Sabores do Japão, Ba-chan Japanese Fast Food, Banzai Sushi Bar, Bonsai Mercearia, Fábrica de Alimentos Abe (Abesan), Felicidades da Mô, Fujii Restaurante, Fujiyama, Gogo sushi Kaiten, Gyozabar, Hai yo Culinaria Oriental, Ichigo Ichie Japanese Culinary Art, Ichimon Restaurante, Inori, Ippai Ramen, Jun Sakamoto Casual, Kandoo Culinária Japonesa, Karê Curry House, Kibô Japanese Cuisine, King Temaki, Kotobuki Loja, Lamen House, Maneki Lamen, Maru, Mercearia Darumaya, Mercearia Kimura, Mercearia Shizen, Nippon Aji Produtos Orientais, Nippon Boutique Ltda, Oide, Oishii Japanese Crepes, Okamoto Produtos Importados, Okinawa Bar, Paulinho Sushi Bar, S.A Casa do Sushi, Sasaki Alimentos, Shizen, Sushi Yama, Sushuaki - Japanese Food, Taisho, Tasty Yakissoba Express, Grupo Tokom Fome, Torá Kombini, Yakifast Yakisoba House, Yakitori Curitiba, Yamato, Yasui Empório, Yujin Ramen Ya. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer

Supervisão do estágio: Ricardo Marques