Câmara de Curitiba aprova Utilidade Pública ao Instituto Filhos da Luz EF58
Nesta terça-feira (4), durante a sessão plenária, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votaram a favor da Utilidade Pública ao Instituto Filhos da Luz Efésios 58 (EF58). A iniciativa é do vereador Lórens Nogueira (PP). Com 26 votos a favor, a Utilidade Pública, título concedido a entidades sem fins lucrativos que prestam serviços à sociedade, foi aprovada em primeiro turno e retorna ao plenário, amanhã (5), para segunda votação (014.00051.2025).
“O Instituto Filhos da Luz EF58 faz parte da organização civil sem fins lucrativos, políticos, partidários ou religiosos. Criado em 3 de julho de 2023, o instituto atua em diversas finalidades sociais e comunitárias. Atualmente, também promove ações culturais, esportivas e assistencialistas com foco na inclusão e no desenvolvimento do bem-estar das crianças e dos adolescentes em vulnerabilidade social”, discursou Lórens Nogueira.
Segundo o vereador, o instituto também é reconhecido por suas práticas culturais direcionadas às crianças e aos adolescentes da cidade. “Eles possuem grupos de hip-hop, de muay thai, de futebol, de peteca, de ping pong, de poesias, de desenhos gráficos e grafites”, explicou Lórens Nogueira sobre a integração do grupo com os jovens locais através dos grupos culturais e esportivos mencionados.
“A importante Utilidade Pública ao instituto possibilita que ele tenha seus projetos ampliados, possua a capacitação de novos apoios e estabelecimento de parcerias para o fortalecimento da sua atuação em projetos sociais na cidade. Senhores vereadores, asseguro que essa entidade realmente integra o trabalho da sociedade curitibana alcançando muitas vezes onde o Poder Público não alcança”, afirmou o vereador.
Instituto foi criado há mais de 10 anos
Com origem há mais de 10 anos, o Instituto Filhos da Luz EF58 nasceu por meio de uma ação comunitária iniciada em Curitiba. Entre as diretrizes do grupo, está o foco em levar apoio, dignidade e esperança a famílias em situação de vulnerabilidade. Nos primeiros anos, as atividades aconteciam de forma voluntária, por meio de arrecadações de roupas e alimentos, ações de lazer e oficinas culturais. Com o tempo, o trabalho se expandiu, ganhou força e formalização em 12 de junho de 2024, tornando-se oficialmente um instituto.
Desde então, o grupo ampliou a sua participação com o meio social por meio de oficinas de hip-hop, artes marciais, ações de inclusão para PcDs, campanhas sociais e culturais. "Nosso propósito é gerar transformação real, valorizando talentos locais, oferecendo alternativas saudáveis de desenvolvimento e construindo um ambiente de cuidado coletivo". Atualmente está localizado no bairro Caximba, uma das áreas mais vulneráveis de Curitiba.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba