Câmara de Curitiba aprova homenagens a membros da Polícia Militar

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 23/11/2022 13h20, última modificação 23/11/2022 13h45
Indicações do Prêmio Consagração Pública e concessão de Declaração de Utilidade Pública ao Projeto Sonhar também foram aprovadas em primeiro turno.
Câmara de Curitiba aprova homenagens a membros da Polícia Militar

Homenagem ao comandante do 6º Comando Regional da PM-PR foi iniciativa de Alexandre Leprevost. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), o coronel Renato de Oliveira Ribas Filho receberá da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o título de Vulto Emérito. A homenagem foi aprovada (007.00006.2022), com 25 votos favoráveis, nesta quarta-feira (23), em primeiro turno, por iniciativa do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). “São 34 anos de serviço à PM-PR. Ribas Filho esteve à frente da última Operação Verão, com muita competência, e fez um trabalho humanizado”, justificou o parlamentar.

Leprevost elogiou o “olhar carinhoso” do coronel Ribas Filho para com a população, elogiando a aproximação da corporação com as pessoas, que refletiu, disse o vereador, “nas diversas imagens de crianças tirando fotografias com a Polícia Militar [na última Operação Verão]”. O título de Vulto Emérito é a maior homenagem que a CMC pode conceder a uma pessoa nascida em Curitiba, sendo o equivalente à concessão da Cidadania Honorária. 

Homenagem póstuma

Com 26 votos favoráveis, os vereadores da CMC aprovaram, em primeiro turno, a homenagem póstuma da capital do Paraná ao major Nelson Francisco Muller Júnior, da Polícia Militar do Paraná (006.00014.2022 com substitutivo geral 006.00014.2022). “De atuação destacada dentro do Regimento da Polícia Montada, ele lançou as bases que permitiram a criação, em 1991, do Núcleo de Atividades de Equoterapia”, justificou Marcelo Fachinello (PSC), autor da homenagem.  Major Nelson denominará um jardinete no Alto da XV.

Nelson Muller Júnior foi para a reserva em 2006, depois de passagens por Foz do Iguaçu, por Campo Mourão e pelo litoral do Paraná. Em 2018, faleceu de câncer, aos 57 anos de idade. “Militar probo, companheiro e corajoso, sempre inspirou seus superiores, pares e subordinados, deixando um legado de sabedoria aos que o acompanharam, e ainda hoje utilizado no meio equestre, contribuindo assim para a nossa história e indelével tradição”, defendeu Fachinello.

Prêmio Consagração Pública
No ano que vem, o Prêmio Consagração Pública Municipal será entregue a 20 empresas, instituições ou entidades sociais, conforme a lista aprovada hoje, na votação do decreto legislativo (091.00001.2022 com emenda 035.00012.2022). A distinção foi criada em 1985 para “agraciar pessoas jurídicas de direito privado” que tenham se destacado no exercício de suas atividades, tanto na qualidade dos serviços prestados quanto na “preocupação com o meio ambiente e participação na solução de problemas sociais e comunitários”.

Na lista estão a iCities Smart Cities Solutions, os supermercados Super GS, a Ambiensys Gestão Ambiental, a Sigma Telecom, o Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Paraná, a Brothers Eletrônicos e Games, a Associação Beneficente de Mãos Unidas, a Igreja Tanque de Siloé de Renovo, a Materiais de Construção Buachack, a Alvorada Autopeças, a Bebidas Tissot, a ATI Brasil, a Impressionne, o departamento do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil, a Self Center Clínica Psicológica e o Instituto Play For Change.

A solenidade de entrega acontecerá em data próxima ao dia 29 de março de 2023, a ser comunicada pela Diretoria de Cerimonial. Os decretos são de autoria da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, presidida por Eder Borges (PP), que, conforme o Regimento Interno, tem a responsabilidade de conferir se as homenagens prestadas pela CMC cumprem os requisitos da legislação municipal. Atualmente, cidadanias honorárias, vultos eméritos, denominações de logradouros e todas as indicações dos parlamentares aos 11 prêmios entregues anualmente pela Câmara Municipal dependem do aval desse colegiado. As regras dos prêmios constam na lei complementar municipal 109/2018.

Utilidade Pública
Os vereadores de Curitiba também aprovaram, em primeiro turno, a concessão da Declaração de Utilidade Pública à Associação Projeto Sonhar (014.00039.2021), a pedido de Pier Petruzziello (PP). Criada em 2014, a organização social tem hoje dezenas de voluntários que atuam dentro de instituições de longa permanência, como casas de repouso, levando doações e fazendo companhia às pessoas acolhidas nesses locais. Na sessão, os parlamentares também confirmaram, em segundo turno, a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba ao atual presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina (006.00014.2022).