Câmara cria ferramenta para enriquecer aulas sobre a história de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 30/03/2023 16h10, última modificação 30/03/2023 16h47
A nova seção Câmara na Escola passa a reunir pesquisas, documentos e recursos que podem complementar aulas sobre o crescimento da cidade.
Câmara cria ferramenta para enriquecer aulas sobre a história de Curitiba

Nova seção do portal da CMC reúne ferramentas para enriquecer aulas de história de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Muitos recursos didáticos estão disponíveis no portal da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na internet, mas até hoje eles se encontravam dispersos em várias seções. Nesta semana do aniversário de 330 anos de Curitiba e da Câmara Municipal, a CMC agrupou os principais conteúdos à disposição de professores da capital do Paraná na nova seção Câmara na Escola.

A seção Câmara na Escola reúne links para o tour virtual da CMC, para o agendamento de visitas presenciais, para a biblioteca online de documentos raros e para as reportagens especiais do projeto Nossa Memória, mas seu propósito principal é servir de apoio para as aulas sobre a história de Curitiba. Para isso, a CMC elaborou uma série de oito textos em que reconta o desenvolvimento da cidade a partir da história da Câmara Municipal. 


A série Câmara na História, produzida em 2022, é a espinha dorsal da seção Câmara na Escola, abrangendo a evolução do povoamento à vila, a conquista do status de cidade e a transformação em capital, no ano de 1853. Cada texto aborda uma etapa dessa periodização, fornecendo referências bibliográficas, iconografia e detalhes dessa história. Com o tempo, novos recursos serão acrescentados à seção, para auxiliar nos planos de aula e na didática.

A novidade, para esse lançamento da seção Câmara na Escola, é a apresentação de uma linha do tempo, elaborada a partir dos textos históricos, para facilitar a navegação pelas datas marcantes da história de Curitiba. O desenvolvimento da cidade caminha lado a lado com o do Legislativo, cuja fundação marca o nascimento do município - até porque a CMC é 142 anos mais antiga que a prefeitura e é ela que foi testemunha ocular da criação da cidade. Sugestões podem ser enviadas para a Diretoria de Comunicação Social no e-mail imprensa@cmc.pr.gov.br.