Câmara concede votos de congratulações e aplausos

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 30/03/2023 18h15, última modificação 03/04/2023 09h14
Foram 15 votos de congratulações e aplausos e uma concessão de título de utilidade pública. Iniciativa das homenagens foi do vereador Jornalista Márcio Barros.
Câmara concede votos de congratulações e aplausos

Além votos de congratulações e aplausos, solenidade formalizou o título de utilidade pública à ONG Amar e Cuidar. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba realizou, nesta quinta-feira (30), a entrega de votos de congratulações e aplausos e a concessão de utilidade pública à ONG Amar e Cuidar. A iniciativa da premiação foi do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). Ele exaltou a cidade de Curitiba, que, no dia anterior, completou 330 anos de fundação. O vereador destacou a inauguração da Pirâmide Solar do Caximba. “A piramide possui 8,6 mil placas de energia fotovoltaica e será utilizada para fornecer a energia elétrica para diversos prédios públicos, como escolas e postos de saúde. A pretensão é que o projeto seja ampliado e inclua terminais de transporte coletivo”, afirmou Barros.

Ele destacou a importância do Legislativo Municipal em homenagear pessoas que, por meio de suas atividades, promovem o desenvolvimento social em Curitiba. O parlamentar mencionou que, em seu mandato, tem sido responsável pela apresentação de 47 projetos, sendo que 16 deles se tornaram leis municipais. “Esses números representam o resultado do trabalho da equipe do meu gabinete, que preza pela comunicação com a população (por meio do Gabinete Online) e pelo rigor técnico com o qual estuda as demandas manifestadas nas comunidades”, disse o vereador, que citou dois projetos de destaque apresentados pelo seu mandato: o projeto para atender autistas adultos e o programa agroalimentar curitibano. 

Agradecimento

A dentista Liliam Jurjus Yousef agradeceu em nome de todos os homenageados. Ela manifestou o privilégio de estar na Câmara recebendo a homenagem. Para a dentista, devemos agradecer a deus por tudo e também devemos ser gratos aos amigos e colegas que ajudam em nossas trajetórias “Eu costumo dizer que uma mão não bate palmas sozinha”, afirmou Yousef. Para ela, cada obstáculo é uma oportunidade de superação e cada erro, uma oportunidade de aprendizado, pois, no seu entendimento, vivemos um tempo em que valores e princípios estariam sendo invertidos.

A dentista, que está à frente do Núcleo Social Pastoral e do Movimento Mobiliza, declarou que, em razão dessas atividades, tem acompanhado o trabalho dos vereadores e dos administradores das regionais. “Há muito trabalho a ser feito em Curitiba e o amor e a paixão são os maiores combustíveis para seguirmos em frente. Que esse momento sirva de impulso para que cheguemos a algo maior. Sejamos agentes de transformação”, disse.

Utilidade pública

No começo da sessão, o vereador Márcio Barros entregou o título de utilidade pública à ONG Amar e Cuidar. A entidade ajuda na transição e acolhimento temporário de um jovem que sai da Casa Lar para o mercado de trabalho, com o objetivo de que se torne um cidadão atuante e produtivo. A inserção social é viabilizada por meio de assistência psicológica e cursos de capacitação. O projeto atende a uma média de 30 jovens por mês. Representando a entidade, Carlos Takayama recebeu o título.

>> Assista à solenidade no YouTube da CMC, clicando aqui.

Homenageados

Academia Midgard, representado por Hilton Lemos da Silva e Kelly Lemos. Empreendimento que teve início em 1998 e, após uma interrupção, retomou suas atividades, promovendo um atendimento humanizado aos alunos. 

Missão Adore, representada por Tiago Gherke. A missão atua contra o tráfico humano, mantendo uma escola na Índia com mais de 1,5 mil alunos e também promove atividades no Camboja e na Tailândia. No Brasil, desenvolve trabalhos de assistência a crianças com necessidades no bairro Tatuquara.

Restaurante Cuca Comida Caseira, representado por Zileide Gondino Chagas. Inaugurado em 2013, atende a população da Fazendinha e arredores, com o objetivo de fazer comida de qualidade.

Ale Maya. Formada em Fotografia pelo Centro Europeu, estudou publicidade e propaganda na Uninter, tendo sido autora da radionovela Caminhos Cruzados, que foi convertido em livro. Locutora da Rádio Cultura e apresentadora da CWB TV. É editora do portal de notícias Flash Curitiba.

Amaury Krainiki. Comerciante do ramo farmacêutico, no qual emprega 40 funcionários. Também é dono de um mercado e de uma loja de roupas.

Cláudio Avanso Pereira, representado por seu filho, Elian Roidelo. Desde os anos 1990, ministra cursos, oficinas e workshops sobre a viola caipira. Nos espaços de arte, partilha sua experiência com a inserção rural. Participa na diculgação da música, criando tendências e incentivando a escuta sensível. Músico experimental, agrega a sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas aos projetos em que participa. 

Indianara da Silva Cerqueira. Professora da rede municipal. Leciona na escola Graciliano Ramos, localizada na Vila Santa Amélia, no bairro Fazendinha. Após 30 anos de atividade com a alfabetização, aposentou-se em 2005, mas continua atuando como voluntária.

Liliam Jurjus Yousef. Formada em Odontologia, com especialização em Prótese Dentária, Restauração Estética e Endodontia pela UFPR. Pós-graduada em Odontologia do Esporte, Laserterapia, Fototerapia e Odontologia Preventiva, Hormonal e Integrativa. Introduziu a Odontologia Hormonal no Paraná em 2015. No início da pandemia, ficou conhecida como a “Doutora da Vitamina D”, por prevenir, de acordo com o vereador proponente da homenagem, o contágio da covid-19 em seus pacientes. Hoje, é líder do Núcleo Social Pastoral e do movimento Mobiliza da Regional do Portão.

Linda Franco. Mobilizadora social, representante da Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras e colaboradora do Instituto Berbigier de Doenças Raras. Criou um movimento nacional por meio das redes sociais para troca de medicamentos que não estavam sendo utilizados. 

Lourival Neris da Silva. Empreendedor, proprietário da empresa Acetox, há 15 anos especializada no comércio de gases industriais e medicinais, tendo desenvolvido trabalho de importância durante o período pandêmico.

Luciane Monteiro. Formada em letras pela PUC-PR e pós-graduada pela UTFPR. Professora concursada, participou de duas edições do programa de desenvolvimento para professores de inglês nos Estados Unidos, por meio de bolsa concedida pelo CAPES. Escritora por paixão, morou por dois anos em Quebec, no Canadá, onde buscou novas inspirações para sua carreira literária.

Maria Lopes Bonamigo. Nascida no Ceará, foi para o Rio de Janeiro em 2007 em busca de maiores oportunidades. Dois anos depois, instalou-se em Curitiba. Atualmente, é proprietária do restaurante Jeito Mineiro e preside a Associação Comercial do Centro Histórico de Curitiba. Em 2014, foi uma das cinco finalistas do prêmio Sebrae Mulher de Negócios, sendo a única representante de Curitiba na categoria Pequenos Negócios.

Maurilucio Alves de Souza. Graduado em Direito pela PUC-PR, especialista em Administração, Planejamento e Metodologia do ensino superior pela Fundação para Estudos Sociais do Paraná e doutorando pela Universidade Católica da Argentina. Foi diretor do Núcleo de Práticas Jurídicas da PUC-PR, ex-oficial da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e ex-delegado da Polícia Civil. É também advogado criminal e professor de Direito Penal e Processual Penal pela PUC.

Silvia Estevão Machado. Advogada e sócia do restaurante Rick, localizado no bairro Portão. De acordo com o vereador proponente da homenagem, o estabelecimento permaneceu aberto todos os dias durante a pandemia para atender aos trabalhadores da região.

Vandair Kopp. Empresário, dono da loja de móveis Dama Ambiente, localizada no bairro CIC. Fundada em 2012, a loja se tornou, de acordo com o proponente da homenagem, uma referência pela qualidade dos produtos oferecidos.