Câmara na Escola

Leve a Câmara para a sua escola


Escolas públicas e particulares de Curitiba já podem incrementar suas aulas sobre cidadania e história
agendando visitas à Câmara de Vereadores, ou fazendo o tour virtual pelas salas do Legislativo. Os documentos mais antigos da cidade estão disponíveis para consulta online, assim como dezenas de reportagens com curiosidades sobre a história de Curitiba que podem servir como material de apoio aos professores. Mas tem mais!

Que tal ver a história de Curitiba de um novo jeito? A gente se acostumou a pular da “data de nascimento” da cidade para hoje em dia, invisibilizando os ricos detalhes das mudanças políticas e do crescimento do município. Com a série especial “Câmara na História”, a CMC quer sugerir um novo olhar sobre o nosso desenvolvimento. Com pesquisa dos jornalistas do Legislativo, os textos fazem uma linha do tempo do Brasil Colônia até os dias atuais. Confira logo abaixo esses conteúdos especiais. Navegue pelas setas ou miniaturas e clique nas imagens para saber mais!

Recursos para incrementar aulas sobre a história de Curitiba

Dividida em oito capítulos, a série resgata aspectos da formação da cidade, começando antes da sua fundação, no Período Colonial, e avança pelo Brasil Império, pela República Velha, pela Era Vargas até chegar nos dias atuais, após o Estado Novo. Podendo ser lidos em sequência ou alternadamente, os textos tratam do crescimento populacional, da mudança nos costumes e no sistema eleitoral, fornecendo insights para uma compreensão mais abrangente da história de Curitiba!

Pensados para serem fontes de consulta, cada reportagem aponta as referências bibliográficas usadas, traz uma galeria de imagens que pode ser utilizada na sala de aula e infográficos para facilitar a compreensão daquele momento na história do voto e da participação popular na política nacional.

O conteúdo está em permanente atualização, com o acréscimo de material de apoio, como a linha do tempo disponibilizada aqui, e o quiz, com perguntas sobre a Curitiba da época colonial redigidas de forma mais lúdica.

Tem alguma sugestão? Pode encaminhar para nós pelo e-mail imprensa@cmc.pr.gov.br, que ela será avaliada pela Diretoria de Comunicação Social e pela Escola do Legislativo.

>>> Siga a CMC nas redes sociais para saber quando tiver conteúdo novo! <<<

Linha do tempo da história de Curitiba

Banner O que é, o que é?

Confira outros conteúdos sobre a história de Curitiba e da Câmara Municipal

Banner de topo - Nossa Memmória

banner - os manuscritos 2_Prancheta 1.png

Sua escola na Câmara Municipal

Mesmo sem sair de casa, é possível conhecer a estrutura e um pouco da história da Câmara de Curitiba. Basta acessar nosso Tour Virtual.

Tour virtual Banner Horizontal

Para acompanhar de pertinho o trabalho dos vereadores e vereadoras, inscreva sua turma no programa Visite a CMC.

Visite a CMC.png