Câmara confirma apoio à FT10 Sports e ao Instituto One Hope

por José Lázaro Jr. | Revisão: Celso Kummer* — publicado 02/09/2025 12h25, última modificação 02/09/2025 13h06
As Declarações de Utilidade Pública foram aprovadas em segundo turno, nesta terça-feira, na Câmara de Curitiba.
Câmara confirma apoio à FT10 Sports e ao Instituto One Hope

Vereador Renan Ceschin pediu apoio da Câmara à Associação FT10. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Agradecendo aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pela aprovação da Declaração de Utilidade Pública à Associação FT10 Sports, Renan Ceschin (Pode) destacou o trabalho social da entidade especializada na formação de atletas. “A FT10 não é só treino ou competições, ela é um projeto social e educacional que já encaminhou 120 jovens atletas para grandes clubes de futebol do Brasil. É uma entidade sólida, com impacto real”, defendeu o parlamentar (014.00012.2025).

Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades. “A legislação é rigorosa e a FT10 atende a todos os requisitos”, garantiu Ceschin, em plenário.

Durante a votação do projeto, em segundo turno, os vereadores Nori Seto (PP), Jasson Goulart (Republicanos), Zezinho Sabará (PSD), Sidnei Toaldo (PRD), Delegada Tathiana Guzella (União) e Bruno Secco (PMB) se manifestaram favoravelmente ao reconhecimento do trabalho social da FT 10. Na documentação anexada ao projeto de lei, a associação declara possuir política de bolsas de estudo, campanhas de doação e competições de integração voltadas à sociedade.

Renan Ceschin e os vereadores que apoiaram publicamente a FT10 Sports destacaram o papel da formação esportiva na vida dos jovens, afirmando que isso os mantém afastados das drogas, estimula uma vida saudável e incentiva o respeito ao próximo. Os parlamentares também destacaram a importância da certificação emitida pela Câmara para a obtenção de emendas parlamentares, permitindo que a associação possa ampliar suas atividades em Curitiba.

Vereadores confirmam apoio ao Instituto One Hope em 2º turno

Debatido na véspera, o projeto de lei que concede Declaração de Utilidade Pública ao Instituto One Hope foi confirmado, hoje (2), em segundo turno, pelo plenário da Câmara de Curitiba. Ontem, o autor, vereador Fernando Klinger (PL), explicou que a entidade social foi criada em 2024, com sede no bairro Tatuquara, onde oferece capacitação profissional a jovens da região. Ele destacou que os cursos de informática, inglês, dança e música são ofertados gratuitamente à comunidade (014.00057.2025).

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques