“Você quer que vire lei?” debate projeto dos parquinhos livres de cigarros

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — última modificação 04/09/2025 10h44
Proposta de Laís Leão busca proteger crianças do fumo passivo e tornar parquinhos públicos mais saudáveis.
“Você quer que vire lei?” debate projeto dos parquinhos livres de cigarros

Laís Leão e a criadora do perfil "Parquinhos de Merda" no Instagram, Dâmaris Thomazini, conversaram com o jornalista Diogo Dreyer. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

O CMC Podcasts publicou, nesta terça-feira (2), o quinto episódio da série “Você quer que vire lei?”, iniciativa da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que dá visibilidade a projetos de lei em tramitação. A entrevistada é a vereadora Laís Leão (PDT), autora do da proposta que proíbe o uso de cigarros, dispositivos eletrônicos para fumar e outros fumígenos em parquinhos infantis públicos

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

A iniciativa altera a lei municipal 13.254/2009, que restringe o uso de produtos fumígenos em ambientes coletivos, adicionando o inciso XVII no artigo 1º da norma. Com a mudança, fica proibido fumar em parquinhos infantis públicos e em seu entorno imediato, abrangendo cigarros convencionais, eletrônicos e dispositivos similares (005.00256.2025). 

O CMC Podcasts também está no Spotify.

Segundo a parlamentar, o objetivo é garantir que esses espaços de lazer sejam livres de fumaça, promovendo mais segurança e bem-estar para as crianças e seus familiares. Além de reduzir riscos à saúde pública, o projeto de lei também contribui para a preservação dos espaços, combatendo a poluição causada pelas bitucas de cigarro descartadas de forma irregular.

No episódio, a vereadora recebeu como convidada a criadora de conteúdo Dâmaris Thomazini, responsável pelo perfil Parquinhos de Merda no Instagram, que avalia as condições de equipamentos públicos infantis. Ela destacou a importância da conscientização social e ressaltou que a medida pode transformar a experiência das famílias que frequentam os espaços de lazer infantil em Curitiba.

O bate-papo foi mediado pelo jornalista Diogo Dreyer, diretor da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal. A proposta de Laís Leão já tramitou pelas comissões temáticas da CMC e aguarda a inclusão na Ordem do Dia. Saiba mais sobre a iniciativa.

Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!

Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições. O seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão diretamente impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada. A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da CMC e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada dia 19 de agosto e vai até o final de novembro de 2025.

Assista ao episódio 5 da primeira temporada do programa: