Câmara aprova homenagem a militar

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h15

Curitiba deverá ganhar um logradouro em homenagem ao general Isaac Nahon. O projeto, de autoria da vereadora Nely Almeida (PSDB), foi aprovado nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal.
Isaac Nahon nasceu em 1908, no Rio de Janeiro, e dedicou toda sua vida ao Exército, estudando desde criança em colégios militares e incorporando princípios básicos de moral e civismo ao seu caráter.
“Adotou Curitiba como sua cidade preferida, desenvolvendo diversas atividades em benefício da sociedade”, destacou a parlamentar. Em 1926, assumiu a primeira função de comando, no 9o Regimento de Artilharia Montada, sendo esta a sua intensa ligação com as sociedades curitibana e paranaense.
Foi instrutor chefe do curso de artilharia do Centro de Oficiais da Reserva (CPOR) de Curitiba e contemplou o Paraná com a implantação da Refinaria de Petróleo de Araucária, conquista fundamental para a economia e desenvolvimento do Estado. Foi, ainda, técnico do Clube Atlético Paranaense, recebendo diversos títulos.
Isaac Nahon teve sua carreira sempre elogiada pela disciplina, competência, inteligência e responsabilidade no cumprimento dos seus deveres como soldado e patriota. Casou-se com Flora do Rego Barros, filha do fundador do Corpo de Bombeiros no Paraná, coronel Fabrício do Rego Barros. Faleceu em 29 de outubro de 2000.
Elias Vidal (PFL) também se manifestou em plenário, elogiando a iniciativa e informando que conheceu o general enquanto estava na ativa no Exército.