Militar receberá título de Cidadão Honorário

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h14

Foi aprovado, por unanimidade, nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal, projeto de lei do vereador Elias Vidal (PFL) que concede o título de Cidadão Honorário ao general Luiz Carlos Minussi, comandante da 5ª Região Militar. Segundo o parlamentar, Minussi muito colaborou com nossa cidade, possibilitando a integração de civis e militares em projetos sociais. “Oficial brilhante, que trabalhou incessantemente para a comunidade”, definiu Vidal, em plenário.
O homenageado nasceu em 1º de março de 1945, em Santiago, no Rio Grande do Sul, e cursou o primário e o secundário no RS e São Paulo. No Rio de Janeiro, cursou a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, e também fez o Curso de Altos Estudos Militares e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, na Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Em Brasília, cursou Gestão Estratégica da Informação, na Fundação Getúlio Vargas, e, em Buenos Aires, Argentina, o Curso da Escola Superior de Guerra do Exército Argentino.
Durante o tempo em que esteve no Exército, ocupou vários cargos de destaque em diversos Estados, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, além de Brasília.
Trabalho Social
Durante seu comando em Curitiba e no período que serviu no Paraná, foi precursor de diversos projetos, como o "Pelotão Esperança", que consiste em convênios firmados entre o comando do Exército e organizações militares com prefeituras e outros órgãos, para assistir adolescentes em situação de risco social. O projeto ocorreu em diversas cidades, como Lapa, Cascavel, Apucarana, Ponta Grossa, Palmas e Guarapuava.
Em Curitiba, levou o projeto Formando Cidadão, firmado com a Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IBCC), a organizações militares, como o 5º Batalhão Logístico, o 27º Batalhão Logístico e a 5ª Companhia de Comunicações Blindada. Com outro projeto, o Soldado Cidadão, foi firmada parceria entre a Fundação Cultural, Senac e Senai, com a finalidade de oferecer melhor capacitação técnico-profissional básica aos soldados incorporados ao serviço militar e jovens alistados e dispensados da prestação do serviço militar.
Também em Curitiba, foram realizados cursos na Companhia de Comando da 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército, 5º Batalhão Logístico, 27º Batalhão Logístico, 20º Batalhão de Infantaria e 5º Batalhão de Suprimento, entre outros. Já em Ponta Grossa, ocorreu o curso no 13º Batalhão de Infantaria Blindado e Companhia de Comando da 5ª Brigada de Infantaria Blindada.
O general Minussi também participou de campanhas de vacinação, do meio ambiente e comunitárias. Prestou apoio à Defesa Civil, quando ocorreu a enchente do Rio Iguaçu, em União da Vitória, e no incêndio da Ilha Grande. Também participou da operação Boiadeiro III, de apoio ao combate da febre aftosa no Estado, em novembro de 2002.
Segundo o vereador Mario Celso Cunha (PSB), as Forças Armadas são um referencial, com seus batalhões prestando serviços fora do País. “É motivo de orgulho para nós brasileiros”, afirmou o parlamentar. Também se manifestou sobre o homenageado o vereador Rui Hara (PSDB), que comentou e elogiou as ações do militar, que tanto benefício trouxeram para as pessoas que estão à margem da sociedade.