Câmara abre edital para contratar serviço de impressão de materiais gráficos

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 27/04/2022 09h13, última modificação 27/04/2022 09h13
Objetivo é garantir materiais gráficos necessários para usos em campanhas e eventos, ajudando na compreensão e divulgação de determinados temas.
Câmara abre edital para contratar serviço de impressão de materiais gráficos

Câmara Municipal deve contratar serviços de impressão de materiais gráficos, tais como as cartilhas distribuídas hoje pelo Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) publicou o edital 9/2022 para contratação de serviço de impressão de materiais gráficos. Exclusivo a microempresas e empresas de pequeno porte, o certame ocorrerá na modalidade registro de preços e terá validade de 12 meses. A disputa acontece por meio de pregão eletrônico e vence aquele que apresentar o menor preço por item. O edital e o Termo de Referência, com as especificações da contratação, estão disponíveis no Portal da Transparência.

Está reservado, para essa contratação, o montante de R$ 105.420,85. Os itens contratados estão divididos em 16 categorias como cartilhas, cartazes, cartões de visitas, placas adesivas, banners e encadernações. Os interessados devem enviar suas propostas até as 8h30 do dia 3 de maio. O início da sessão pública ocorre às 9h. O recebimento das ofertas, dos documentos de habilitação, a abertura e a disputa de preços ocorrem exclusivamente por meio online, através do Portal de Licitações do Banco do Brasil.

O edital prevê a realização de concorrência por meio de registro de preços, ou seja, não obriga a CMC a contratar o total estipulado, mas apenas por demanda. A justificativa pelo sistema é a impossibilidade de previsão exata do quantitativo a ser demandado durante o ano seguinte. Dessa forma, evitam-se o desperdício e o estoque de materiais impressos, os quais poderiam se tornar desatualizados e acabarem inutilizados.

O objetivo da contratação é garantir materiais gráficos necessários para usos em campanhas e eventos, ajudando na compreensão e divulgação de determinados temas, assim como na distribuição de material de apoio e didático, seja para o público interno do Legislativo seja para a população. Já os adesivos, por exemplo, devem servir à identificação de espaços físicos dentro da Casa.

De acordo com o edital, quem vencer a disputa ficará responsável pelo desenvolvimento das artes gráficas dos materiais a serem confeccionados, com modelos a serem enviados pela Câmara Municipal. A licitação foi dividida por itens, facultando ao licitante a participação na disputa daqueles que forem do seu interesse. Deverão estar inclusos, no preço, os custos diretos e indiretos necessários para o cumprimento daquilo que exige o contrato.