Aprovada na CMC, Semana da Tulipa Vermelha segue para sanção do Executivo

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 26/04/2022 16h45, última modificação 26/04/2022 16h56
Mais dois projetos de lei foram confirmados em segunda votação nesta terça-feira. Para ganhar validade, precisam ser publicados no Diário Oficial do Município.
Aprovada na CMC, Semana da Tulipa Vermelha segue para sanção do Executivo

Projetos aprovados em segundo turno dependem da publicação em Diário Oficial do Município para entrar em vigor. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, em segundo turno, a aprovação de três projetos de lei. O destaque é a criação da Semana da Tulipa Vermelha, incluindo no calendário oficial da capital do Paraná sete dias com atividades de conscientização sobre a doença de Parkinson (005.00188.2021). A iniciativa é do vereador Pier Petruzziello (PP) e agora depende da sanção do Executivo e da publicação no Diário Oficial do Município para entrar em vigor.

A campanha de conscientização será realizada anualmente, na semana do Dia Mundial de Conscientização da doença de Parkinson, em 11 de abril. Essa é a data da publicação do primeiro artigo científico sobre a doença, pelo médico James Parkinson, no ano de 1817. Já a tulipa vermelha é referência a uma flor especialmente desenvolvida pelo botanista holandês Van der Wereld, em 1981, para homenagear James Parkinson, que é caracterizada por ser bicolor, com detalhes brancos nas extremidades das pétalas vermelhas. Wereld tinha a doença.

Segundos turnos
Os vereadores da CMC também ratificaram, na segunda votação, os demais projetos discutidos na véspera. Um deles é a declaração de utilidade pública à Associação Dando Voz ao Coração (014.00044.2021), que é iniciativa do vereador Osias Moraes (Republicanos) e beneficia esse grupo de apoio formado por mães, em 2020, com o objetivo de compartilhar suas experiências acompanhando os filhos durante internações em UTIs pediátricas. O outro é a homenagem póstuma para Anasthácia Baptista Skraba (009.00009.2018), indicada para denominar um logradouro público pelo vereador Tico Kuzma (Pros).