Câmara Aberta aproxima entidades e população do Legislativo
A edição do Câmara Aberta contou com eventos onde lideranças comunitárias e de setores produtivos foram ouvidas por vereadores da cidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A primeira edição do Câmara Aberta, realizada no último sábado (14), levou moradores e representantes de diversas entidades ao Palácio Rio Branco para uma manhã de escuta, debates e participação cidadã. Parte de um projeto-piloto da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o evento concentrou suas atividades entre 9h e 13h, com foco na aproximação entre o Legislativo e a sociedade.
“Tivemos centenas de atendimentos neste sábado, com gabinetes abertos, vereadores atendendo. Tivemos discussões sobre o Centro da cidade. E era isto que queríamos: abrimos a Câmara no sábado para que as pessoas viessem até aqui”, celebrou o presidente da Câmara, Tico Kuzma (PSD), idealizador do Câmara Aberta.
Leia também:
=> Câmara Aberta teve serviços à população
=> Câmara Aberta recebeu reivindicações da população
=> Visita guiada com Clarrissa Grassi atraiu 30 pessoas no Câmara Aberta
Workshops fortalecem a cidadania ativa
No auditório do Anexo 2 da CMC, lideranças comunitárias, movimentos sociais e moradores participaram dos workshops “O Papel da Câmara Municipal” e “Segurança Comunitária”, promovidos pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). As oficinas abordaram temas como a função do Poder Legislativo, o papel da população na fiscalização de políticas públicas e estratégias de segurança nos bairros.
Presidente da Femoclam, a Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana, João Pereira elogiou a iniciativa do Legislativo, necessária para aproximar a CMC dos cidadãos, principalmente das lideranças comunitárias, que têm a função de ser um canal direto entre os moradores dos 75 bairros da cidade e os vereadores e vereadoras.
“É um evento de suma importância. Trouxemos as lideranças das 10 administrações regionais de Curitiba para o programa. A Câmara abriu as portas para mostrar seu funcionamento e o verdadeiro papel do vereador para a comunidade. Além de discutirmos o tema ‘segurança pública’, também debatemos outras demandas essenciais para a cidade”, disse ele, que também é coordenador de Assuntos Comunitários da Casa Civil do Governo do Paraná.
“O Câmara Aberta é uma proposta interessante e algo inédito. As pessoas puderam conversar com seus vereadores”, complementou o promotor público, Régis Rogério Vicente Sartori, que atua na Promotoria de Justiça das Comunidades. Ele comparou a iniciativa com a atuação do Ministério Público, que também busca descentralizar o atendimento, para se aproximar do cidadão.

Diálogo entre ACP e comissões debate propostas conjuntas
Outro destaque do primeiro Câmara Aberta foi o encontro entre representantes das câmaras setoriais da Associação Comercial do Paraná (ACP) e membros das comissões temáticas da Câmara de Curitiba. O objetivo foi identificar pautas em comum e construir soluções para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. A reunião aconteceu na Sala das Comissões e abordou temas como desburocratização, mobilidade urbana e inovação.
Representantes das Câmaras Setoriais de Mobilidade Urbana, Direito, Bares e Restaurantes, Mídias e Comunicação e de Investimentos foram recebidos pelo vereador Tico Kuzma e outros oito parlamentares, que integram diferentes colegiados permanentes do Legislativo. Segundo o presidente da associação, Antonio Deggerone, tanto o encontro entre vereadores e câmaras técnicas quanto o Câmara Aberta foram fatos históricos que serviram para aproximar ainda mais o setor produtivo de Curitiba do Poder Legislativo. “A Câmara [Municipal] faz a legislação, nós fazemos o acompanhamento e queremos colaborar em tudo”, ressaltou.
Estiveram presentes no encontro com a ACP: Fernando Klinger (PL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Guilherme Kilter (Novo), presidente da Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Serginho do Posto (PSD) e Olimpio Araujo Junior (PL), respectivamente presidente e vice-presidente de Economia, Finanças e Fiscalização; Rafaela Lupion (PSD) e Laís Leão (PDT), presidente e vice da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI; Sidnei Toaldo (PRD), presidente do colegiado de Saúde e Bem-Estar Social; e Toninho da Farmácia (PSD), que integra a CCJ.

Sprint de Ideias apresenta soluções para o centro da cidade
Já no final da manhã, o público conheceu as propostas do Sprint de Regeneração do Centro de Curitiba, uma jornada colaborativa que ocorreu durante a Smart City Expo e foi apresentada durante o Câmara Aberta. Com apoio do iCities, Ippuc, Fecomércio-PR e ACP, o sprint sugeriu ações como: criação de moradias com aluguel social permanente; incentivo ao retrofit de imóveis ociosos; reestruturação do transporte com VLT e terminais multimodais; ampliação de áreas verdes; instalação de corredores culturais e espaços públicos acessíveis; e políticas de atendimento à população em situação de rua.
Juliana Palácios, diretora presidente do Instituto iCities, destacou que iniciativas como essas - a do Sprint e da própria Câmara Aberta - “têm um papel de riqueza imenso”. “A partir do maior número de pessoas diferentes, de visões diferentes é que vamos conseguir resultados mais ricos, e que vão atender a todos. [...] Nem sempre é uma questão de conflitos, de um lado contra o outro. Mas sim [a elaboração de] soluções de cocriação, de cooperação e colaborativas, que são um ganho imenso para a cidade”, afirmou.
As propostas foram bem recebidas por representantes da sociedade civil e por parlamentares presentes, que se comprometeram a analisá-las nas comissões e em futuras ações legislativas. Além de Juliana Palácios, a apresentação do Sprint de Ideias contou com a presença de Rodrigo Freire, coordenador do projeto; Francine Dallagrana, da PROA Arquitetura; Luiz Fernando Cordeiro, da R3 Retrofit; Vanessa Lima, da Mãos Invisíveis; de Gustavo Taniguchi, da Urbitec; André Turbay, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Carlos Osternack, da CO Imóveis; e do ex-prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi.

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba