Câmara Aberta teve prestação de serviços à população

por Julia Yamane*, especial para CMC — publicado 17/06/2025 01h45, última modificação 17/06/2025 10h07
Vacinação, orientações da Defensoria Pública e da Guarda Municipal foram alguns dos atendimentos realizados.
Câmara Aberta teve prestação de serviços à população

Serviços foram prestados no estacionamento central da Câmara de Curitiba. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

A primeira edição do programa Câmara Aberta, realizado pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no último sábado (14), também teve prestação de serviços à população. Das 9h às 13h, os curitibanos que vieram ao Poder Legislativo puderam se vacinar, buscar orientações jurídicas gratuitas junto à Defensoria Pública do Paraná, conhecer atividades da Guarda Municipal e até mesmo participar de uma oficina de defesa pessoal. Além dos serviços, o Câmara Aberta teve workshops, apresentação de ideias para revitalizar o centro da cidade e um momento dedicado à participação popular, o Tribuna do Povo, no qual os microfones do Palácio Rio Branco estiveram abertos para que os curitibanos apresentassem suas reivindicações aos vereadores e vereadoras. Confira abaixo os destaques sobre os serviços ofertados à comunidade.

Vacinação contra gripe atraiu público 

O posto de vacinação disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou grande movimentação durante todo o evento, com filas constantes formadas por um público diversificado, de crianças de colo a idosos. Ao todo, 295 pessoas foram vacinadas. De acordo com os técnicos da SMS, o imunizante aplicado é trivalente e oferece proteção contra as cepas influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B. Elisa Fonseca, moradora do Centro, aprovou a ideia da vacinação na Câmara Municipal. “Gostei, pois é bem acessível. Para mim, é mais fácil do que ir até a Unidade de Saúde. Então, realmente facilitou a vacinação”. 

População recebe assistência jurídica gratuita

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), que possui um posto permanente de atendimento na Câmara Municipal, também participou do Câmara Aberta. A equipe do órgão prestou nove atendimentos, nas áreas de Direito de Família, Consumidor, INSS, Execução Penal e Reconhecimento Espontâneo de Paternidade. “O objetivo principal é divulgar o posto de atendimento, que funciona regularmente de segunda a sexta aqui na Câmara, promover orientação jurídica, auxiliar as pessoas, explicar para elas que a Defensoria Pública tem um atendimento rotineiro aqui na Câmara, se precisarem de auxílio”, afirma o defensor público Rafael de Matos Souto. Josias de Andrade e sua esposa Ana Paula Lopes de Souza receberam atendimento na área de Direito da Família e ficaram satisfeitos com o qualidade e a rapidez do atendimento.

Oficina ensina técnicas de defesa pessoal a mulheres

“Nós sabemos o quanto as mulheres são vítimas de violência. Então nós vimos a necessidade de passar para as mulheres maneiras práticas de elas se defenderem”, explicou a vereadora Meri Martins (Republicanos), madrinha do projeto conduzido pelo mestre Leonardo Rusycki, da academia de artes marciais, Double Tiger, que fez uma demonstração durante o evento. "Nós temos desenvolvido não apenas a parte prática da defesa pessoal feminina, mas também a conscientização da legalidade e da necessidade da autodefesa”, explicou o mestre.

Interação com fantoches e cães sociais atraíram a atenção das crianças

Com o seu tradicional teatro de fantoches educativo, a Guarda Municipal de Curitiba atraiu a atenção das crianças que passavam pelo estacionamento da CMC. Além dos fantoches, cães sociais da Guarda Municipal também estiveram presentes e mostraram suas habilidades para o público. Aysha e Zaia, as cães que estavam na Câmara realizam o chamado ‘show dog’ nas escolas e abordam temas como drogas e bullying de forma lúdica e interativa para os pequenos. “Elas vêm para fazer proximidade com a população. Neste momento, as pessoas podem interagir e conhecer melhor o nosso trabalho”, explicou a guarda municipal Karen Santana. “A gente faz bastante evento em CMEIs, para as criancinhas conheceram elas. Temos realizado as apresentações também em escolas especiais", contou.

A equipe da Patrulha Maria da Penha presente no evento prestou orientações em relação à Lei Maria da Penha e ao trabalho realizado pela corporação, de proteção e orientação às mulheres em situação de violência . Em Curitiba, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal atua há 10 anos. A guarda municipal Lucivânia Simões deu orientações sobre o trabalho realizado: “fazemos o acompanhamento das mulheres com medidas protetivas. Nós percorremos toda a cidade, convesamos com elas, damos orientações e verificamos se as ordens de restrição estão sendo cumpridas. Além desse acompanhamento, fazemos palestras e orientamos sobre o ciclo de violência, pois muitas mulheres ainda não entendem do que se trata e pensam que é normal aceitar a violência dentro de casa”, finalizou.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Edição: Marcio Silva
Revisão: Ricardo Marques