Bruno Pessuti pede informações sobre linhas de alta tensão na cidade

por Assessoria Comunicação publicado 30/01/2014 16h35, última modificação 21/09/2021 11h24

O vereador Bruno Pessuti (PSC) encaminhou à Prefeitura um requerimento de pedido de informações sobre a instalação de novas linhas de transmissão de alta-tensão em áreas densamente povoadas de Curitiba (062.00020.2014). “Percebemos que a Copel está instalando linhas de alta-tensão na cidade, provavelmente de 138 kV, considerada uma tensão alta. É necessário obter informações quanto aos impactos que essas linhas poderão causar nas pessoas que moram nas proximidades das mesmas, visto que elas estão sendo instaladas em bairros densamente povoados, passando a menos de 5 metros de algumas janelas”, justificou o vereador.

Segundo o parlamentar, estudos realizados no Brasil e no exterior demonstram que os campos eletromagnéticos (CEM) de baixa frequência, interagem com os tecidos vivos e os efeitos cancerígenos destas radiações jã são reconhecidos em vários países. “Eles adotaram uma distância mínima entre estes equipamentos e as residências que varia conforme a tensão”.

Considerando tais fatos, o vereador Pessuti requer à prefeitura as seguintes informações: qual a tensão das linhas que estão sendo construídas na cidade, principalmente em regiões densamente povoadas e próximas a condomínios verticais? Há estudo de impacto de vizinhança referente a instalação destas linhas? Está sendo adotado o previsto no artigo 3º da Resolução Normativa nº. 398, de 23 de março de 2010, que estabelece os níveis de referência para a exposição do público em geral e da população ocupacional a campos elétricos e magnéticos?

“A julgar pelos resultados obtidos em pesquisas realizadas em todo o mundo, as relações entre radiação eletromagnética e câncer podem ser demonstradas em breve. Portanto, devemos tomar medidas que preservem a saúde da população”, afirmou Bruno Pessuti.