Alta temperatura: Cristiano Santos sugere mudanças nas estações tubo de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 30/01/2014 17h05, última modificação 21/09/2021 11h24

Com a forte alta nas temperaturas, registradas em Curitiba nos últimos dias,  um problema ligado as estações tubo da cidade veio à tona, o calor a que são submetidos os usuários e trabalhadores dessa modalidade do transporte coletivo. Pensando no bem-estar destas pessoas, o vereador Cristiano Santos (PV), protocolou na Câmara Municipal uma sugestão ao Executivo (201.00006.2014) para a a criação de um plano de substituição das atuais estações tubo por novas espaços, com isolamento térmico e acústico.  

“Curitiba conta hoje com 362 estações, das quais 293 possuem um funcionário fixo para atendimento aos usuários. Entre elas, apenas as estações localizadas na extensão da Linha Verde contam com climatização, que é feito por condução do ar através de fosso de água, porém esse processo acaba sendo inviável nas demais estações por conta do projeto antigo que impossibilita a adaptação”, explica o parlamentar.

Na sugestão encaminhada à Prefeitura, Cristiano Santos sugere que as estações devam atender as normas técnicas de trabalho (Norma Regulamentadora 15). Na norma consta que as condições de trabalho devem proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente dos profissionais. No texto, o vereador também sugere a criação de um concurso, envolvendo professores, acadêmicos e profissionais ligados às instituições de ensino superior de Curitiba, para a criação de um novo projeto para novas estações tubo, de modo a incentivar participação da sociedade em prol da cidade.

“As condições a que ficam expostos os funcionários e usuários do transporte público são precárias. Em dias de calor, a acomodação torna a sensação térmica ainda maior, e em dias de frio, o vento torno o ambiente ainda mais gelado. Desconforto para quem usa, mas ainda maior para o funcionário que fica durante todo seu expediente exposto a tais condições”, comenta o vereador.

A sugestão deverá ser encaminhada para a Prefeitura nos próximos dias, e deverá passar por análise detalhada, visto que a alteração exigirá parceria entre Prefeitura, URBS e demais empresas ligadas ao transporte público da Capital e Região Metropolitana.