Bosque em homenagem a ex-vereadora Dona Lourdes é inaugurado em Curitiba

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 11/12/2023 11h15, última modificação 11/12/2023 11h32
Com emendas destinadas à época pela própria Dona Lourdes, o espaço inaugurado concilia a preservação da mata ciliar do Rio Barigui e área de lazer para a população.
Bosque em homenagem a ex-vereadora Dona Lourdes é inaugurado em Curitiba

Prefeito Rafael Greca acompanhado da Sec. do Meio Ambiente Marilza Dias e vereador Mauro Ignácio inauguram bosque de Dona Lourdes no bairro Santa Quitéria. (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

inauguração, na última sexta-feira (7), pela Prefeitura de Curitiba, de um bosque no bairro Santa Quitéria, com área de 4,3 mil m², em homenagem à ex-vereadora Dona Lourdes, ganhou destaque durante a fala do vereador Mauro Ignácio (União), no pequeno expediente da sessão plenária, desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O novo espaço de lazer da cidade fica no final da Rua Guilherme Martini.

“Finalmente, conseguimos fazer uma homenagem a nossa querida e saudosa Dona Lourdes. Há quase dois anos ela nos deixou, no entanto o seu legado de obras, trabalhos sociais e dedicação aos mais necessitados está preservado”, comemorou o vereador Mauro Ignácio (União), autor da indicação para utilização do espaço (008.00012.2021). A cerimônia contou com a presença do prefeito, Rafael Greca, e de diversas autoridades municipais, além da ex-chefe de gabinete da parlamentar, Jane D'ávila.

O bosque foi criado para integrar as unidades de conservação do Município e tem como objetivo a recuperação da biodiversidade local. A área havia sido escolhida pela própria Dona Lourdes, na época do seu mandato, que também destinou emendas para a construção do bosque que hoje leva o seu nome. “Essa é uma das obras a que ela se dedicou, e hoje torna-se referência no Santa Quitéria”, destacou Ignácio.

Durante o pequeno expediente, o vereador exibiu vídeo com o depoimento da filha de Dona Lourdes, Rosângela, que atualmente mora em Bruxelas, capital da Bélgica, e não pôde estar presente durante a inauguração, agradecendo à cidade de Curitiba pela homenagem a sua mãe.

Quem era Dona Lourdes

Maria de Lourdes Beserra de Sousa, mais conhecida como Dona Lourdes do Santa Quitéria, deixou a CMC em dezembro de 2020, ao final do seu quarto mandato consecutivo. Natural de Ituporanga (SC), ela foi a vereadora mais idosa que esteve em atuação no Legislativo até o momento. Sua primeira eleição ocorreu em 2004, já aos 77 anos de idade, quando foi eleita com 6.438 votos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 2016, ela foi a pessoa mais idosa do país eleita vereadora, com 7.142 votos. Em quatro eleições, conquistou 32.806 votos, sempre pelo mesmo partido.

Dona Lourdes faleceu no dia 1º de abril de 2021, aos 93 anos de idade, após sofrer um acidente vascular cerebral. Conhecida como “a vereadora mais idosa do Brasil”, ela esteve na Câmara até o ano anterior, quando decidiu não concorrer à reeleição em decorrência do risco trazido pela covid-19. A morte da parlamentar foi bastante sentida no Legislativo, que aprovou um título de Cidadã Honorária de Curitiba in memoriam em 2021.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques