Balanço legislativo: vereadores aprovaram 219 sugestões ao Executivo em 2022

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 18/07/2022 11h30, última modificação 18/07/2022 12h18
Enquanto os requerimentos ao Executivo são pedidos “práticos”, as indicações sugerem atos administrativos.
Balanço legislativo: vereadores aprovaram 219 sugestões ao Executivo em 2022

Indicações são submetidas ao plenário e passam por votação simbólica. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

No primeiro semestre de 2022, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), além dos projetos de lei e requerimentos, apresentaram 219 sugestões ao Executivo. Classificadas como indicações no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), as  sugestões são o instrumento à disposição dos parlamentares para formalizar demandas da população à Prefeitura de Curitiba. Enquanto os requerimentos ao Executivo são para pedidos “práticos”, como lombadas, iluminação ou limpeza pública, as indicações sugerem atos administrativos e de gestão.

No início de 2022, com o avanço da vacinação na cidade, a pandemia de covid-19 deixou de ser o assunto mais frequente, para dar espaço à retomada da vida na cidade. Os primeiros registros deste ano, por exemplo, sugeriram a criação de um aplicativo próprio do Município de transporte privado urbano (205.00001.2022) e a liberação do uso das calçadas por restaurantes (205.00003.2022).

Em março, os vereadores aprovaram uma indicação recomendando ao Executivo que recepcionasse refugiados da Ucrânia, em resposta à invasão do país pela Rússia (205.00052.2022). Também enviou sugestões à Prefeitura de Curitiba pedindo mais atenção à Feira do Largo da Ordem, da criação de um grupo de trabalho com feirantes para organizar a atividade (205.00057.2022) à mudança de itinerário dos ônibus que passam na área nos finais de semana (205.00054.2022), incluindo mais propaganda aos turistas (205.00058.2022) e áreas para a apresentação dos artistas de rua (205.00059.2022).

As indicações foram um instrumento muito utilizado pelos vereadores para pedir mudanças nas linhas de ônibus da cidade. Teve sugestão para a integração do Terminal do Tatuquara com Araucária e Fazenda Rio Grande (205.00118.2022) e para a criação de um ônibus circular na Zona Sul da cidade (205.00200.2022). O SPL também tem registros para a mudança de itinerário da linha Camargo (205.00203.2022) e da Futurama-Sítio Cercado (205.00096.2022), entre outros pedidos relacionados ao transporte público.

Teve também pedido de eleição direta para a direção dos Centros Municipais de Educação Infantil (205.00010.2022), instalação de parquinho inclusivo na praça Zumbi dos Palmares (205.00039.2022), assistência médica dentro da Casa de Passagem Indígena (205.00076.2022), reavaliação de licitação para compra de máscaras de tecido (205.00081.2022), isenção de EstaR enquanto a pessoa doa sangue (205.00134.2022) e ampliação do estacionamento do parque Passaúna (205.00208.2022). Depois de aprovadas em plenário, as indicações são convertidas em ofício e encaminhadas do Legislativo ao Executivo.

Apesar de não serem impositivos, os requerimentos e as indicações aprovados na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população e são submetidos ao plenário, que tem poder para recusá-los ou endossá-los. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo. 

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).