Balanço legislativo: Curitiba é a capital com a Câmara mais famosa no TikTok

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 28/07/2022 14h45, última modificação 28/07/2022 16h20
CMC divulga vídeos de educação política e esclarece o cotidiano do órgão na rede social.
Balanço legislativo: Curitiba é a capital com a Câmara mais famosa no TikTok

Comparada às outras câmaras de capitais, Curitiba está melhor posicionada, pela ordem, no TikTok, Twitter, YouTube, Instagram e Facebook. (Foto: Michelle Stival/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu o primeiro semestre de 2022 com 1.905 seguidores na rede social TikTok, que a CMC utiliza para divulgar vídeos de educação política e esclarecer à população o cotidiano do Legislativo. Esse desempenho faz da CMC a câmara municipal mais famosa do Brasil no TikTok entre as capitais, à frente de Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP). Em um levantamento nos 26 portais das câmaras das capitais dos estados brasileiros, repetido na busca do próprio TikTok, apenas essas 6 tem perfis ativados.

A título de comparação, o perfil da Prefeitura de Curitiba no TikTok tem 9.064 seguidores e o do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tem 72,9 mil seguidores, que é quase o dobro do que tem o Tribunal Superior Eleitoral, com “apenas” 47,4 mil. O TRE-PR é um caso nacional de sucesso no uso da rede social TikTok para divulgação de conteúdo de interesse público, especialmente em um ano que serão realizadas eleições gerais. A Câmara dos Deputados ingressou recentemente no TikTok e possui hoje 23,4 mil seguidores, enquanto o Senado Federal é acompanhado por 11,5 mil.

O vídeo da CMC que mais repercutiu no TikTok em 2022 foi a primeira parte da campanha “A Câmara que você não conhece”, mostrando como o Legislativo lidou com as fortes chuvas do começo do ano, que inundaram parte do Anexo I (confira aqui). Esse momento de sinceridade foi visto 256 mil vezes na rede social, recebendo 4,7 mil curtidas e 15 comentários. 

O segundo vídeo da campanha aproveita a lenda do túnel do prédio histórico para explicar um pouco do funcionamento das comissões permanentes (veja aqui). Ele foi visualizado 17,9 mil vezes. O perfil da Câmara no TikTok tinha 1,5 mil seguidores no ano passado e chegou, no final do primeiro semestre de 2022, a 1,9 mil - recebendo, em média, 2,2 novos seguidores por dia nesse período.

CMC tem 14,7 mil seguidores no Twitter
Dentro do mesmo critério de comparação com as outras capitais do país, a Câmara de Curitiba é o quarto Legislativo com mais seguidores no Twitter. A CMC é acompanhada por 14,7 mil, atrás de São Paulo (33,4 mil), Rio de Janeiro (16,4 mil) e Porto Alegre (15,6 mil). Neste semestre, com a retomada da cobertura em tempo real da sessão na rede microblogs, o número de seguidores subiu de 13,8 mil para 14,7 mil.

A CMC também está entre as dez câmaras em número de inscritos no YouTube, no Instagram e no Facebook. Na plataforma de vídeo, que hoje concentra todas as transmissões ao vivo do Legislativo, a Câmara de Curitiba está em 6º lugar, com 7,35 mil inscritos no canal. Ela fica atrás de Rio de Janeiro (31,9 mil), São Paulo (26,2 mil), João Pessoa (24 mil), Natal (10 mil) e Fortaleza (7,4 mil).

No Instagram, a CMC é a 9ª colocada entre as capitais, com 11 mil seguidores. No semestre, a Câmara ganhou 2 mil novos apoios, totalizando mais de dez novos perfis por dia que passaram a se interessar pelo trabalho do Legislativo. No semestre, vários vídeos ficaram em torno da marca de 10 mil contas alcançadas, indo desde conteúdo de educação política a exemplos de projetos aprovados, como o que suspendia as multas relacionadas à pandemia. Ou a iniciativa que dá prioridade a processos administrativos envolvendo vítimas de violência.

As câmaras de Curitiba e de Salvador estão empatadas no ranking do Facebook, ambas na casa dos 12 mil seguidores nesta rede social. Elas dividem a 9ª posição na tabela, que é liderada por São Paulo, com 214 mil curtidas, muito adiante da segunda colocada,Fortaleza (41 mil). No posicionamento da CMC nas redes sociais, o Facebook tem recebido menos conteúdo original, funcionando como um apoio na transmissão ao vivo das sessões plenárias, as quais são transmitidas também no YouTube.

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).