Arcebispo de Curitiba visita a Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 01/11/2018 08h50, última modificação 03/11/2021 06h58

O arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, visitou, na tarde desta quarta-feira (31), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Serginho do Posto (PSDB), o segundo-secretário Mauro Ignácio (PSB) e o vereador Geovane Fernandes (PTB). O objetivo da visita foi a importância de os vereadores terem incluído, em maio deste ano, no calendário oficial da cidade a celebração de Corpus Christi (leia mais). “Neste ano de 2018, tivemos uma maravilhosa festa religiosa”, contou Dom Peruzzo. Mais cedo, representantes da Mitra da Arquidiocese de Curitiba estiveram reunidos com 13 vereadores.

“Sei que as instituições públicas, especialmente num estado laico como é o Brasil – e é ótimo que assim o seja – têm certos limites na participação. Mas não viemos aqui buscar qualquer favorecimento. Gostaríamos muito de dizer para a comunidade curitibana, inclusive para aqueles irmãos de outras denominações, que estamos aqui não para cultivar proselitismos”, afirmou Dom Peruzzo. E continuou: “Estou aqui para agradecer. Porque a fé do curitibano é também católica. Por isso que compreendo a participação e a adesão dos vereadores a esta causa”, disse o arcebispo de Curitiba em mensagem a todos os vereadores (veja o vídeo nesta página).

“Desde quando Dom Peruzzo assumiu o arcebispado, ele aproximou os vereadores da Arquidiocese Metropolitana e da comunidade católica, com constante diálogo, promovendo várias reuniões, tanto na Câmara Municipal como na Cúria Metropolitana”, lembrou o presidente Serginho do Posto. O arcebispo esteve na Câmara, entre outras visitas, em abril de 2017 apresentando a Campanha da Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e em setembro de 2017 convidando parlamentares para a missa da padroeira Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Neste ano, Dom José Antônio Peruzzo será homenageado pela CMC com o título de cidadão honorário de Curitiba (006.00017.2016), de iniciativa de Tito Zeglin (PDT). A solenidade está marcada para o dia 29 deste mês, às 20h, no Palácio Rio Branco. Os vereadores também aprovarão votos de congratulações e aplausos à Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais pela comemoração do jubileu de 350 anos de sua fundação (veja aqui).

Também na tarde desta quarta-feira, Padre Valdir, Eduardo Filho e outros representantes da Mitra da Arquidiocese de Curitiba estiveram reunidos com 13 vereadores. Participaram da reunião integrantes da Mesa, Serginho do Posto, Mauro Ignácio, Cristiano Santos e Julieta Reis, e os vereadores Dona Lourdes, Fabiane Rosa, Geovane Fernandes, Marcos Vieira, Maria Manfron, Mauro Bobato, Oscalino do Povo, Professor Silberto e Zezinho Sabará.