Além da Copa e do Natal, iluminação cênica celebrou a Emancipação

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 22/12/2022 08h05, última modificação 21/12/2022 17h29
Sede da Câmara, o Palácio Rio Branco “se veste” para marcar campanhas, datas e eventos de destaque.
Além da Copa e do Natal, iluminação cênica celebrou a Emancipação

Em 19 de dezembro, o Paraná comemorou os 169 anos da Emancipação Política. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), começou o mês “na torcida” pela Seleção Brasileira, que buscava, na Copa FIFA 2022, o tão sonhado hexa. Inaugurada em 20 de novembro, a iluminação cênica com as cores da bandeira nacional foi mantida até 8 de dezembro. Um dia depois, a equipe brasileira foi eliminada nas oitavas de final da competição, pela Croácia. 

Já entre 9 e 16 de dezembro, o Palácio Rio Branco “se vestiu” de verde e branco em homenagem ao 169º aniversário de Emancipação do Paraná. A data marca a criação, em 19 de dezembro de 1853, da Província do Paraná. Até então, o território pertencia à Província de São Paulo (leia mais). 

Além das ações solidárias de Natal e da cantata em homenagem à CMC, promovida pela Prefeitura de Curitiba, o prédio histórico entrou no clima da festa. Quem quiser tirar uma foto com a fachada do prédio histórico com as luzes verdes, vermelhas e brancas, ainda dá tempo. A iluminação especial, que começou em 17 de dezembro, ficará até o dia 31. 

Iluminação temática
Construído entre 1891 e 1895 – obra confiada ao engenheiro Ernesto Guaita –, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais). 

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. Os destaques, do primeiro semestre deste ano, foram as iniciativas na área da saúde pública. 

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados

Já as entidades da sociedade civil precisam apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana. 

 *Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba