Câmara de Curitiba ilumina-se de verde e amarelo para a Copa FIFA

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 21/11/2022 08h15, última modificação 21/11/2022 10h00
Câmara de Curitiba adotará horário especial nos dias de jogos do Brasil na Copa FIFA 2022. Não haverá ponto facultativo, apenas a suspensão no horário dos jogos.
Câmara de Curitiba ilumina-se de verde e amarelo para a Copa FIFA

Palácio Rio Branco iluminado nas cores da bandeira nacional em razão da Copa FIFA. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Neste domingo (20), o Palácio Rio Branco foi iluminado nas cores verde, amarela, branca e azul em razão da abertura da Copa FIFA 2022. Realizada no Catar, a competição internacional de futebol é um dos principais eventos esportivos do mundo e a seleção brasileira tem chances de se tornar a primeira hexacampeã do torneio. Tido como “o esporte nacional”, o Brasil é o único pentacampeão da competição de futebol e sediou o evento em 2014 e 1950, com jogos realizados em Curitiba. A iluminação especial faz referência às cores da bandeira nacional.

A Câmara de Curitiba adotou a iluminação cênica no fim do ano de 2019, quando estreou o serviço com o Natal Encantado, iniciativa inédita do Legislativo. Depois, adotou cores para marcar campanhas de conscientização e prevenção a doenças, como o Janeiro Branco pela saúde mental e o Maio Amarelo contra acidentes de trânsito nas cidades e nas estradas. Neste ano, já adotou as cores da Ucrânia, em protesto contra a guerra na região.


Horário especial
Nos dias de partida da seleção brasileira na Copa FIFA 2022, a Câmara Municipal de Curitiba adotará horário especial de funcionamento, suspendendo as atividades momentaneamente e as retomando após o término dos jogos. Não haverá ponto facultativo do expediente, e todas as sessões plenárias serão realizadas normalmente, pois nenhum dos jogos coincidirá com o horário delas. A portaria 251/2022, com o detalhamento, foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 16 de novembro (consulte aqui).

No dia 28 de novembro, quando o jogo começa às 13h, o expediente será das 8h às 12h, sendo retomado depois das 15h. Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, com as partidas iniciando às 16h, o horário será das 8h às 15h, com intervalo para almoço. Com o Brasil avançando no torneio, no caso dos jogos às 12h, o trabalho será das 8h às 11h, com o expediente voltando a partir das 15h. As chefias imediatas decidirão sobre quando autorizar trabalho remoto, conforme a agenda de atividades de cada setor.