Confirmadas homenagens a médico e a fundador do Grupo Rejaile
Duas iniciativas aprovadas pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (1º), encerram sua tramitação no Legislativo. Trata-se de duas homenagens. A primeira é a Cidadania Honorária da cidade ao fundador do Grupo Rejaile, Maurício Rejaile; e a outra é a denominação de logradouro público de Antonio Sergio Carbone Barbosa, médico falecido em 1995. As votações aconteceram em segundo turno.
O título de Cidadão Honorário de Curitiba ao mineiro de origem libanesa Maurício Chicre Abourejaile é de iniciativa de Serginho do Posto (PSD), que, em primeiro turno, na última quarta-feira (24), destacou a trajetória do empresário. O homenageado é presidente da Federação Brasilcom, a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis – instituição que congrega vários sindicatos estaduais com o propósito de lutar pela ética, combate à fraude e pela livre concorrência no setor.
Ele também participa ativamente da Câmara Brasileira do Comércio de Combustíveis da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e é o fundador do Grupo Rejaile, referência no mercado de energia. Composto pela RDP Energia, Armazenadoras, BioPreserve Soluções Ambientais e Rede de Postos Mediterrâneo, este grupo emprega quase 300 colaboradores e atua nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O projeto de decreto legislativo (115.00012.2025) passou em segunda votação com 21 “sim”. A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018. A homenagem ao empresário agora segue para promulgação, pelo presidente do Legislativo, Tico Kuzma (PSD).
Prefeito já pode sancionar homenagem póstuma
A homenagem póstuma ao médico endocrinologista Antonio Carbone Barbosa foi defendida na semana passada pela autora, Rafaela Lupion (PSD), e hoje recebeu 25 votos “sim” em segunda votação. O texto aprovado (008.00011.2025) estabelece que, na placa com o nome do logradouro público que receberá o nome do especialista, conste a seguinte inscrição: “Dr. Antonio Sergio Carbone Barbosa, médico endocrinologista".
O homenageado faleceu em 1995, aos 55 anos. Era natural de Curitiba (PR), estudou no Colégio Santa Maria, do Grupo Marista, e sua graduação em Medicina foi pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi casado com Zelita Wicthoft Barbosa e teve dois filhos e quatro netos. O médico também trabalhou em diversos hospitais de Curitiba, dentre eles o Hospital do Exército. O projeto de lei segue para sanção prefeitoral.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba