Câmara aprova homenagem póstuma a médico curitibano falecido em 1995

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Celso Kummer* — publicado 24/09/2025 12h50, última modificação 25/09/2025 18h29
Antonio Sergio Carbone Barbosa era endocrinologista. Seu nome vai denominar um dos endereços da capital paranaense.
Câmara aprova homenagem póstuma a médico curitibano falecido em 1995

A iniciativa foi defendida em plenário pela vereadora Rafaela Lupion (PSD). (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na Ordem do Dia desta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi unânime ao aprovar a proposta de denominação de logradouro público de Antonio Sergio Carbone Barbosa. A homenagem póstuma recebeu 22 votos “sim” em primeiro turno e, antes de seguir para sanção do prefeito, precisa passar por uma última votação na próxima quarta-feira (1º).

A iniciativa foi apresentada na CMC, neste ano, pela vereadora Rafaela Lupion (PSD). O texto aprovado (008.00011.2025) estabelece que, na placa com o nome do logradouro público que receberá o nome do especialista, conste a seguinte inscrição: “Dr. Antonio Sergio Carbone Barbosa, médico endocrinologista".

O homenageado faleceu em 1995, aos 55 anos. Era natural de Curitiba (PR), estudou no Colégio Santa Maria, do Grupo Marista, e sua graduação em Medicina foi pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi casado com Zelita Wicthoft Barbosa e teve dois filhos e quatro netos. Ao plenário, Rafaela Lupion contou que o médico trabalhou em diversos hospitais de Curitiba, dentre eles o Hospital do Exército.

“Seus filhos seguiram o grande exemplo do pai e também são médicos. Antonio Sergio Carbone foi um grande homem e um grande médico, mas, acima de tudo, um excelente pai e, se tivesse conhecido seus netos, certamente também teria sido um grande avô. Deixou seus ensinamentos para que seus filhos continuem o mesmo legado”, acrescentou a vereadora.

Serginho do Posto (PSD) declarou apoio à iniciativa, que retorna à pauta dia 1º de outubro, em segundo turno, pois na segunda (29) e na terça (30) o espaço da Ordem do Dia estará reservado para as prestações de contas referentes às finanças e à saúde de Curitiba. 

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques