“O político tem que estar no meio do povo”, aconselha Ivan Ribas

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 21/09/2021 15h55, última modificação 21/09/2021 15h52
Dando continuidade ao projeto de resgate da memória política da Câmara de Curitiba, o ex-vereador participou da sessão desta terça-feira.
“O político tem que estar no meio do povo”, aconselha Ivan Ribas

Ex-vereador Ivan Ribas fala aos atuais parlamentares da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Aos 83 anos de idade, o ex-vereador Ivan Ribas participou da sessão plenária desta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Exercendo dois mandatos consecutivos numa época em que eles duravam seis anos, Ribas esteve presente na oitava e na nona legislatura, entre os anos de 1977 e 1988. De 1979 a 1980, foi o 2º vice-presidente da CMC.

A participação do ex-vereador faz parte do projeto de resgate da memória política da Câmara de Curitiba, que já contou com os ex-vereadores Nobutero Matsuda e José Gorski. Ivan Ribas iniciou sua fala relembrando dos “dias maravilhosos” que vivenciou em seu tempo na CMC e das grandes figuras históricas que “assomaram a esta tribuna com brilhantismo”.

O ex-parlamentar também mencionou como as coisas mudaram no exercício da vereança, uma vez que, durante seus mandatos, o país ainda estava sob o regime militar. “Eles [os militares] criaram dois partidos: um do governo, a Arena, Aliança Renovadora Nacional, e o outro de ‘oposição’, o MDB, Movimento Democrático Brasileiro, ao qual eu pertencia. Mas, na verdade, se ficássemos apenas ao que o partido ditava, nós éramos todos ‘governo’. Não havia oposição”, lembra.

Ivan Ribas afirma que com o passar dos anos, entretanto, foi nascendo uma oposição forte e combativa à ditadura, dentro da Câmara de Curitiba, que serviu de exemplo para todo o país. “Aqui se debatiam as grandes causas nacionais. Mas também não esquecíamos do ‘Joãozinho dos Anzóis', lá da periferia. Nós juntávamos as duas coisas e fizemos com que Curitiba vibrasse com o trabalho dos vereadores”, destacou o ex-vereador.

O brasileiro quer trabalhar, quer viver, quer gozar a vida. Mas lamentavelmente, muitos políticos esquecem do povo depois que assumem seus cargos”, diz o ex-parlamentar. “Os políticos têm que estar no meio do povo, como peixe no meio da água”, aconselhou Ribas.

O ex-vereador também enalteceu o comprometimento dos vereadores atuais, da 18ª legislatura, com o povo da cidade. Ivan Ribas elogiou o prefeito Rafael Greca e seu trabalho como gestor, e relembrou a época em que ambos eram vereadores da Casa.

Por fim, Ribas também cumprimentou o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), pela iniciativa de reviver a memória dos antigos vereadores e convidá-los para participar das sessões. “Não deixemos que as gerações passadas vivam no ostracismo de suas casas, lembrando de seus momentos maravilhosos, mas esquecidos. Nós temos que ouvir os idosos, as crianças e o nosso povo, porque a voz do povo realmente é a voz de Deus”, completa o ex-vereador.

Homenagem
Ivan Ribas recebeu, ao final de sua fala, a obra Legislaturas Municipais de 1947 a 2020, elaborada pela analista legislativo Luciane de Fatima Pereira, em agradecimento à sua participação no projeto de resgate da memória do Legislativo e à sua contribuição política para Curitiba.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão: José Lázaro Jr.